domingo, 10 de julho de 2022

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL: A ARTE DE PENSAR COMO DEUS [Resenha 061/2022]


Apesar de pouco falada, principalmente nos ambientes do trabalho, a inteligência espiritual ou existencial é uma maneira como a ciência descreve nossa relação com a vida (fatos, acontecimentos) e com o mundo. A partir de descobertas nos anos 2000, cientistas encontraram evidências de que o cérebro humano foi programado biologicamente para fazer perguntas filosóficas e subjetivas, como “quem sou eu?” ou o que torna a vida digna de ser vivida?” A inteligência espiritual pode ser entendida para além do mental, ou seja, envolve nossos valores, virtudes, sentido diante da vida. Além disso, podemos compreender que a inteligência espiritual é a capacidade do ser humano equilibrar sua razão (QI) e sua emoção (QE) com o mundo exterior com base em suas crenças, valores e ações corretas/funcionais – e assim, encontrar o seu propósito de vida.

Além dos dois quocientes que atestam nossa capacidade mental e emocional, este livro sugere que os cristãos estão ignorando uma dimensão mais profunda da própria constituição humana: o quociente espiritual (QS). Por termos a mente de Cristo através do Espírito Santo, também temos a genialidade divina. O autor abre as portas para uma nova realidade de inteligência espiritual que vai além da dimensão do nosso modo de pensar natural, passando para o modo de pensar divino, a partir da perspectiva do céu. Ele nos posiciona para nos tornarmos agentes de mudança e de transformação cultural.

Em 16 capítulos, o autor responde a perguntas como: Quais são as dimensões da inteligência espiritual? Como posso construir novos caminhos neurais para o pensamento sobrenatural? Como reconheço minha esfera de influência e os limites da atribuição divina? Como uma capacidade ampliada de inteligência espiritual transformará minha vida? De que maneira o QI, o QE e o QS trabalham juntos, e como é atuar nesses três níveis?
______
VALLOTTON, Kris. Inteligência Espiritual: a arte de pensar como Deus. Rio de Janeiro, RJ: Editora Luz às Nações, 2021.

Disponível no formato físico:
Editora Luz às Nações – Edilan
Amazon

Nenhum comentário: