sexta-feira, 15 de julho de 2022

PAULO X TIAGO: COMO CONCILIAR SUAS (APARENTES) DIFERENÇAS NO DEBATE SOBRE FÉ E OBRAS [Resenha 064/2022]


Muitos têm questionado a unidade teológica sobre a justificação pela fé e lei entre Paulo e Tiago alegando contrariedades entre ambos no conceito da salvação. Essa aparente contradição entre Paulo e Tiago foi levantada até por Martinho Lutero, levando-o a questionar o livro de Tiago se deveria fazer parte do Cânon. Lutero disse: “A epístola de Tiago é uma epístola cheia de falhas, porque não contém nada de evangelho”. Desde então, Inúmeros cristãos têm debatido a temática da fé, das obras e do ser humano em relação à justiça de Deus. Dessa forma, o autor apresenta um amplo estudo teológico aos leitores que desejam identificar e interpretar pontos de aparente contradição no texto bíblico. Além disso, o livro é uma excelente fonte de lições práticas da vida cristã, e também um manual de apologética e estudo teológico.

O livro possui 11 capítulos, distribuídos em três partes: 
(1) A vida de Tiago e Paulo: A obra apresenta como compreender a unidade de Tiago e Paulo em suas mensagens e missão. 
(2) As cartas de Tiago e Paulo: o autor mantém o foco nos ensinamentos sobre justificação, que tanto Paulo e Tiago construíram o tema baseados na história de Abraão. 
(3) O legado de Tiago e Paulo: Aqui o autor resume o que os apóstolos ensinam sobre fé e obras.

Com uma exploração bastante clara e absolutamente bíblica, o autor define a questão em seu amplo contexto bíblico e deixa claro sua relevância e importância para o cristão fiel. A obra apresenta uma discussão atualíssima e não menos importante para balizar a ação da igreja hoje. Um convite para a unidade do Corpo em tempos de grande polarização.
________
BRUNO, Chris. Paulo X Tiago: como conciliar suas (aparentes) diferenças no debate sobre fé e obras. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2022. 168p.

Disponível nos formatos físico e e-book no Amazon

Nenhum comentário: