terça-feira, 5 de julho de 2022

TECNOLOGIA NA INFÂNCIA: CRIANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS EM UM MUNDO DIGITAL [Resenha 059/2022]


A tecnologia está na vida das crianças, isso é um fato inegável. E isso se tornou um verdadeiro desafio. Os chamados nascidos (nativos) digitais parecem ter habilidades natas para lidar com a as diversas ferramentas que a tecnologia traz para o nosso dia a dia. Proibir os dispositivos tecnológicos não é uma alternativa possível, e muito menos a mais indicada. A tecnologia é uma ferramenta positiva, que traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, desde que usada da forma correta e com o direcionamento certo. Para isso, os pequenos devem receber uma orientação adequada. Precisam desde cedo aprender a evitar os pontos negativos e a se desenvolver aproveitando todas as potencialidades do mundo novo, que definitivamente é tecnológico.

“Tecnologia na infância” tem tudo o que os pais precisam saber sobre as consequências potenciais de curto e logo prazo do uso da tecnologia por crianças e adolescentes. A autora, drª Shimi Kang, psiquiatra pela Universidade de Harvard e mãe de três filhos, explica o impacto do uso excessivo da tecnologia no desenvolvimento do nosso corpo, oferece conselhos práticos para lidar com problemas específicos na sala de aula ou em casa, e fornece um programa prático de seis etapas com o propósito de revitalizar o modo equilibrado de como agir com a tecnologia criando um uso inteligente e equilibrado, além de abordar temas como vício em tecnologia, ansiedade, cyberbullying e solidão.

“Nas páginas a seguir, simplificarei a base neurocientífica do método Solução Tecnológica, apresentando inúmeras estratégias para que oriente seu filho. Meu objetivo é que você tenha conhecimentos para afastá-lo da tecnologia que o deixa estressado, mal-humorado, dependente, ansioso e deprimido, conduzindo-o a uma dieta tecnológica mais saudável, o que estimulará a criatividade, a saúde, a felicidade e o relacionamento social dele”. [p.13]
______
KANG, Shimi. Tecnologia na infância: criando hábitos saudáveis para crianças em um mundo digital. São Paulo, SP: Editora Melhoramentos, 2021.

Disponível nos formatos físico e e-book

Nenhum comentário: