sexta-feira, 4 de março de 2022

UM HOBBIT, UM GUARDA ROUPA E UMA GRANDE GUERRA: COMO J. R. R. TOLKIEN E C. S. LEWIS REDESCOBRIRAM A FÉ, AMIZADE E HEROÍSMO NO CATACLISMO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL [ Resenha 024/2022]


A “Grande Guerra” vinha sendo travada furiosamente há cinco meses. Posicionadas na França, a maioria das tropas originais de 160 mil homens ingleses havia sido arrasada em Mons, Le Cateau e Ypres. As baixas nos exércitos francês e alemão foram ainda mais estarrecedoras. No fim de dezembro, França e Alemanha contavam perdas em combate bem acima de 600 mil soldados, e ainda contando os feridos ou desaparecidos. Como nenhuma outra força na História, a Primeira Guerra Mundial alterou permanentemente o panorama político e cultural da Europa, dos EUA e do Ocidente.

Contudo, para dois autores e amigos extraordinários, J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, a Grande Guerra serviu para aprofundar ainda mais sua busca espiritual. Os dois serviram como soldados na Frente Ocidental, sobreviveram à guerra de trincheiras e usaram a experiência nesse conflito para moldar sua própria imaginação cristã. Tolkien escreveu O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Lewis, por sua vez, ganhou fama com As Crônicas de Nárnia. Pode-se dizer que esses contos épicos — que contêm os pesares e os triunfos da guerra — nunca teriam sido escritos se esses autores não tivessem sido convocados ao combate na vida real.

Nessa obra, observamos que os dois autores apresentam um desafio àqueles que veem a guerra como uma solução pronta para os nossos problemas, assim como para aqueles que condenam qualquer guerra como mal absoluto. “Nós sabemos, pela experiência dos últimos vinte anos”, escreveu Lewis em 1944, “que o pacifismo aterrorizado e raivoso é um dos caminhos que levam à guerra”. Tolkien condenou o “desperdício total e estúpido da guerra”, porém admitiu que “ela é necessária em um mundo maligno”. O recurso utilizado por eles foi nos trazer de volta à tradição heroica: uma forma de pensamento temperado pelas realidades do combate e fortalecido pela fé em um Deus de justiça e misericórdia.

Nesta época, um livro para ser lido com o coração.
_______
LOCONTE, Joseph. Um Hobbit, um Guarda-roupa e uma Grande Guerra: Como J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis Redescobriram a Fé, Amizade e Heroísmo no Cataclismo da Primeira Guerra Mundial. São Paulo, SP: Editora Trinitas. 2020.

Disponível nos formatos físicos e ebook na Editora Trinitas e Amazon

Nenhum comentário: