sexta-feira, 4 de março de 2022

UNIDADE PERFEITA: A VONTADE DE CRISTO PARA SUA IGREJA IMPERFEITA [Resenha 025/2022]


Na introdução do livro, Maurico Zágari nos chama a atenção para oração que Jesus fez ao Pai para que todos os seus discípulos vivam em unidade perfeita (Jo 17.23). [1] A vontade divina para todos os que viriam a crer em Cristo é, que “todos eles sejam um, como nós somos um”. [2] Os beneficiários da oração, “todos que crerão em mim”. [3] Ênfase ao assunto da sua oração: “para que sejam um, como nós somos um” (v. 22). Jesus enfatiza o imperativo de unidade entre os cristãos, tomando por padrão a unidade trinitária.

O editor continua: “No livro “Um clamor por unidade e paz na igreja”, o autor de “O peregrino”, John Bunyan, parte em defesa da paz e da unidade entre cristãos ao denunciar a arrogância e a intolerância em certos setores do Corpo de Cristo: “Vemos diariamente que, tão logo os homens chegam a um entendimento mais claro sobre a mente de Deus (para dizer o melhor daquilo em que acreditam), passam a crer que todos aqueles que não concordam com você são excomungáveis, se não condenáveis”. É quando, ao escrever sobre as palavras de Cristo em sua oração de João 17, Bunyan dá o golpe de misericórdia: “É como se [Jesus] dissesse: ‘Vocês podem pregar a meu respeito quanto quiserem, mas não haverá proveito se não houver paz e unidade entre vocês’”.

Contudo, o que observamos hoje é igreja autofágica que, embora bem-intencionada, vive esfacelada, marcada por isolacionismo denominacional, separatismo doutrinário, guetificação teológica, senso de superioridade ideológica e uma incapacidade de diálogo que em nada tem contribuído para o avanço do reino de Deus. Será que é isso mesmo que Jesus espera de nós?

Em Unidade perfeita, onze autores de diferentes linhas do cristianismo refletem sobre os benefícios que advêm da unidade do corpo de Cristo e os malefícios decorrentes do sectarismo em áreas que vão desde a santidade pessoal e a influência da igreja na sociedade até os esforços missiológicos, acadêmicos e evangelísticos.
______
Unidade perfeita: A vontade de Cristo para sua igreja imperfeita. Maurico Zágari [Organizador]. Rio de Janeiro, RJ: GodBooks / Thomas Nelson Brasil, 2022. Vários autores.

Adquira Impresso ou e-book
Amazon

Nenhum comentário: