Acerca de Orwell, observamos três fatos: [1] Ele conhecia muito bem o exército russo, pois o combateu na Guerra Civil Espanhola. [2] ele se considerava socialista, um socialista utópico, que defendia a construção de uma sociedade ideal, onde as pessoas vivessem em harmonia ao buscarem interesses comuns. [3] A crítica ao stalinismo deixou Orwell numa situação ruim – pois naquele contexto, a Inglaterra era aliada da União Soviética – sua obra foi rejeitada por várias editoras, com medo de represálias do governo.
A história contada por Orwell se passa na Granja do Solar, uma fazenda na Inglaterra que tinha como proprietário o senhor Jones. Galinhas, pombas, porcos, cachorros, cavalos, cabras, burros, ovelhas e vacas são os personagens centrais dessa narrativa. Algumas comparações são intrigantes. O velho Major, um porco barbudo, cheio de ideias, como Marx, que tinha como maior ideal de vida tornar os animais da granja seres ricos e livres. Bola de Neve representa Trotsky, metido e intelectual e Napoleão tipifica claramente Stálin, com toda sua truculência. Os cães constituem seu exército particular. Os demais animais compõem o povo, cheio de esperança e de ilusões – que irão se acabar aos poucos.
Não se surpreenda com o tamanho da obra. Um livro pequeno, com uma linguagem ao alcance de qualquer leitor, faz parte de uma edição especial – Box “O horizonte de George Orwell” - publicado pelo Editora Novo Século que celebra um dos autores mais importantes do século XX, que diante do que já foi exposto permanece sendo uma obra extremamente atual, que trata de questões que não perdem a validade.
Lembrando que fazem parte Box “O horizonte de George Orwell”, além de “A Revolução dos Bichos”, “1984” e um Suplemento de leitura “Além do horizonte de George Orwell”.
_____
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2021.
Disponível para vendas na Editora Novo Século e Amazon
Nenhum comentário:
Postar um comentário