quarta-feira, 23 de março de 2022

PARA TERMINAR BEM COMECE CEDO [Resenha 032/2022]


O autor deste pequeno e edificante livro diz logo na introdução que este livro “não se destina apenas a idosos. Ao ler, você verá que, para terminar bem, é necessário começar cedo, de preferência entre 30 e 40 anos, ou até mais cedo. Todavia, caso você esteja em sua quarta década de vida – ou mais – é provável que a crescente percepção de sua mortalidade torne a tarefa mais urgente e interessante”.

A percepção de nossa mortalidade é tema trabalhado em todo o livro, não em uma perspectiva de “desgraça”, mas é apresentado dentro de uma cosmovisão da graça. Este livro trabalha a ideia de que temos de nos preparar para as realidades e oportunidades da velhice, e essa preparação requer duas tarefas: [1] Proatividade e determinação no cuidado do corpo – manutenção do templo. [2] Prioridade ao crescimento espiritual, conservar relacionamentos saudáveis, manter sua relevância, escolher atitudes positivas, cuidar das finanças e se preparar para eternidade.

O capitulo 2 [Manutenção do templo] foi o meu preferido, pois trata da urgente necessidade que temos de cuidar do nosso corpo caso desejamos estar bem mais tarde. Começar cedo é o segredo: à hora de se preparar para os setenta anos não é quando chegar aos sessenta. E o que somos aos cinquenta é fruto das décadas anteriores: não dá para se preparar para os cinquenta anos quando fizer quarenta e nove. Não existe “cedo demais” para começar a se preparar para uma vida longa cheia de vitalidade.

O livro possui uma introdução, conclusão e notas finais. É composto ainda de dez capítulos que trabalha questões de genética, desenvolvimento físico, questões emocionais e finalmente, o ato de terminar bem. Lembre-se “Para Terminar Bem, é necessário começar cedo”.
_____
DUGAN, Patrick. Para terminar bem comece cedo. Curitiba, PR: Editora Betânia, 2021. 96p.

Disponível nas Lojas Editora Betânia e Amazon

Nenhum comentário: