sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

17 MINUTOS: ENTREVISTA COM O DITADOR [023/2022]


Durou apenas 17 minutos. Na tarde de segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019, entrevistei Nicolás Maduro no Palácio de Miraflores, em Caracas, Venezuela. Eu sabia que seria uma entrevista complicada. Sem dúvida, uma das mais difíceis da minha vida. No entanto, nunca imaginei que, por causa das minhas perguntas, fossem bloquear e literalmente roubar a entrevista, confiscar o nosso equipamento de gravação, deter-me e deportar-me com a equipe da Univision.

Escrevi este livro (ou melhor, recuperei-o) durante o confinamento que se deu por causa da pandemia em 2020. Depois de passar uma vida inteira nos queixando de falta de tempo, de repente, tínhamos tempo de sobra e não sabíamos o que fazer com ele. Então, comecei a concluir esta tarefa pendente. Nunca teria me perdoado se a tivesse esquecido.

Há, como creio, muitas coisas a aprender. Não só com as ditaduras, como também com a verdadeira missão do jornalista, que é questionar e desafiar os detentores do poder.

A história da entrevista censurada com Nicolás Maduro — como a realizamos, como nos despojaram dela e como a recuperamos — sempre esteve aí. Eu só precisava transcrevê-la, contextualizá-la, contar o antes e o depois, e incluir todas as vozes que a tornaram possível. O tempo passado não diminui sua relevância.

O ditador continua aí. Como em toda história, há coisas que não posso contar, para proteger a vida e a confidencialidade das nossas fontes. A operação para recuperar a entrevista, por exemplo, pôs muitas pessoas em risco. Contudo, o mais extraordinário foi a intenção e a motivação da maioria dos venezuelanos que colaboraram conosco: desmascarar e expor o ditador.

Dentro e fora do círculo vermelho de Maduro, há muitos venezuelanos absolutamente convictos de que não há futuro para seu país sem a queda do ditador. Alguns deles me ajudaram a preparar as perguntas e a pesquisa. Outros me apoiaram na Venezuela. Vários outros fizeram até o impossível para recuperar o material e para que a entrevista viesse à luz.

Tudo pela democracia da Venezuela e em defesa da liberdade de imprensa.

Como jornalista, eu sabia que pouquíssimas vezes na vida temos a oportunidade de entrevistar um ditador. Quando soube que Maduro estava disposto a falar comigo diante das câmeras de televisão, não pude perder a oportunidade. Preparei a minha entrevista como poucas vezes havia feito e analisei cada uma das perguntas. Especialmente a primeira, que define o ritmo e o tipo da conversa. Contudo, jamais pensei que fariam todo o possível para que a entrevista não fosse vista, que eu acabaria preso e deportado, e que os próprios agentes da ditadura roubariam o nosso equipamento.

Esta é a incrível história do que aconteceu.

Jorge Ramos
_________
RAMOS, Jorge. 17 minutos: entrevista com o ditador. São Paulo, SP: Editora Hábito, 2021

Descrição do prefácio da obra [p.11-12]

Disponível nos formatos físico e ebook Editora Hábito e Amazon

Nenhum comentário: