sábado, 26 de março de 2022

O PODER DA AMIZADE: A RESPOSTA PARA UM MUNDO DE SOLIDÃO E DISCÓRDIA [Resenha 034/2022]


Quando perguntam ao Dr. John Perkins, uma das vozes cristãs mais eloquentes da sociedade norte-americana, como fazer a diferença no mundo, ele habitualmente responde: "Sejam amigos. Primeiramente de Deus, depois dos outros — todo tipo de 'outros' que você possa imaginar. Porque a verdade mais simples, poderosa, estonteante e explosiva é: O mundo é transformado uma amizade por vez".

O Dr. Perkins escreveu este livro, “O poder da amizade”, com tanta beleza e autenticidade porque o deixou bem simples. Ele escolheu conhecer a Deus e torná-lo conhecido. Escolheu receber a amizade de Deus, como um apóstolo João da atualidade, o autoproclamado “discípulo que Jesus amava”. Mais precisamente, ele escolheu abraçar por completo a Deus Pai, seu Filho Jesus e o Espírito Santo. E o Dr. Perkins testemunhou ao longo de sua vida a realidade dessa amizade vez após vez, desafio após desafio, temporada após temporada.

Assim como na vida de Jesus, vejo muito claramente o que torna a vida e a mensagem do Dr. Perkins tão convincentes. A vida de Jesus foi repleta de pessoas: homens e mulheres que ele encontrou e acolheu. Pessoas comuns com quem dividiu uma refeição, casamentos que frequentou, crianças que abraçou, mulheres que protegeu e até um amigo que trouxe dos mortos. Amigos cujas dores ele compartilhou e, por fim, cujos pecados tomou para si. Ele nos deixou uma bela imagem de que a amizade divina era de coração para coração, mais importante que normas e regras sociais.

Além do prólogo e introdução, o livro possui nove capitulo dividido em quatro partes: 
.
Parte 1: Amizade com Deus Pai. O autor fala sobre Abraão, Moisés e Davi como amigos de Deus. Amizade com Deus Pai. Temos aqui lições poderosas sobre amizade ao observar como Deus se relacionou com cada uma dessas pessoas e como elas responderam.

Parte 2: Amizade com Jesus. Enfatiza o fato de que Jesus era amigo de prostitutas, cobradores de impostos e leprosos. Mostrou-nos como alcançar e mostrar amor a pessoas que não se parecem conosco. Foi exemplo da verdadeira amizade quando deu a vida por seus amigos.

Parte 3: Amizade com o Espírito Santo. Este capítulo nos apresenta o conceito de amizade com o Espírito Santo. Seu trabalho de nos ajudar a cumprir o mandato da amizade é crucial. Desde o momento em que apareceu no Pentecostes ele ajuda as pessoas a serem amigas de Deus. É o Espírito Santo que une nosso coração em companheirismo e amizade. Ele nos torna um.

Parte 4: Amizade com os outros. Aprenderemos com o bom samaritano, Ester e Mardoqueu, e outros. Seremos desafiados a superar as pesadas barreiras que nos separam desde muito tempo. Se alguma vez houve um momento em que esta mensagem é necessária, é agora. A crescente epidemia de solidão, isolamento e raiva em nosso mundo é uma plataforma para a amizade que Deus oferece a todos que se dispõe a recebê-la.

O livro termina com um desafio pessoal para você: o de se tornar amigo de Deus e de outras pessoas. É a única coisa que levaremos desta vida para a próxima: amigos a quem ajudamos a encontrar o caminho para o único e verdadeiro Amigo. Israel Houghton canta: “Sou amigo de Deus... ele me chama de amigo”. Adoro a letra dessa música. Incentivo você a meditar sobre essas palavras à medida que avançamos. Deixe sua mente se surpreender com a verdade de que o grande Deus da glória o chama de amigo. Ele deseja que a plenitude de amor que ele lhe dá transborde em amor por outras pessoas.
______
PERKINS, John. O poder da amizade: a resposta para um mundo de solidão e discórdia. São Paulo:, SP: Mundo Cristão, 2022.

Disponível nos formatos físicos e e-books nas Lojas Amazon

Nenhum comentário: