segunda-feira, 28 de março de 2022

1984 [Resenha 035/2022]


1984: UTÓPICO OU DISTÓPICO. Eu considero os dois termos: Uma distopia, pois a obra descreve uma sociedade em condições de extrema opressão, desespero e privação, sob o teto do totalitarismo. Utópico, pois é assim que os principais personagens pensavam. Eles reescreviam a história e definiam que tudo ia bem, que a sociedade era um avanço, uma utopia.

O LIVRO - Escrito um ano antes de sua publicação (1948) e publicado um ano antes da morte do autor (1949), “1984” é um livro emblemático. Uma obra fictícia, futurista, pois está carregada de eventos reais. O livro 1984 fala sobre “totalitarismo”. Quem viveu, o ano de 1984 sabe o que esta década representa: comunismo na Europa, Ásia e África, ditadura no Brasil, totalitarismo em várias partes do mundo. O livro descreve uma sociedade constantemente vigiada, seja através de câmeras espalhadas em todos os ambientes, seja através dos próprios olhares dos cidadãos (Redes sociais) A expressão Big Brother (Grande Irmão), utilizada na obra de Orwell, e que traduz essa visibilidade excessiva pelo reality show mais famoso do mundo. O caráter futurista está presente no próprio título. Sendo publicada em 1948, o nome traz os dois dígitos finais invertidos. “1984” foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás e até uma ópera.

O AUTOR - George Orwell é um pseudônimo do autor, um nome que ele adotou para assinar suas obras. Em seu batismo na Igreja Anglicana, foi chamado de Eric Arthur Blair. Nascido na Índia, em 1903, filho de um funcionário colonial inglês. Foi aluno de outro escritor futurista Aldous Huxley. Foi amigo de Ernest Hemingway.

No Box “O horizonte de George Orwell”, a Novo Século Editora, reúne os dois livros mais famosos do escritor britânico, “A revolução dos bichos” e “1984”. Esta edição especial celebra um dos autores mais importantes do século XX, que foi testemunha ocular da guerra e do desespero, e denunciou, em sua metáfora universal, os descaminhos que poderiam tornar ainda mais cinzentos os tempos vindouros. Para nossa época, a visão orwelliana não é uma sentença, e sim um alerta, pois aquele futuro pode – mas não precisa – ser o nosso presente.
_______
ORWELL, George. 1984. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2021.

Disponível nos formatos físico e e-book: Novo Século e Amazon.

Nenhum comentário: