terça-feira, 8 de março de 2022

PHANTASTES: A TERRA DAS FADAS [Resenha 028/2022]


Que As Crônicas de Nárnia são sucesso mundial todos sabem, os sete livros escritos por C.S. Lewis venderam mais de 120 milhões de cópias em todo mundo. O que muitos desconhecem é que um livro escrito muito antes de C.S. Lewis se tornar escritor foi que inspirou o Reino de Nárnia. Tudo começou devido a um livro de George MacDonald, escrito em 1858: Phantastes, a Terra das Fadas.

Em sua autobiografia, Surpreendido pela Alegria, C.S. Lewis declarou: “George MacDonald fez mais por mim do que qualquer outro escritor”. Nas palavras de C.S. Lewis, Phantastes converteu a sua imaginação. George MacDonald tornou-se para Lewis uma espécie de “pai espiritual” e em diversas ocasiões, se referia a ele como “seu mestre e mentor.” O próprio Lewis contribuiu em muito para que a obra de George Macdonald fosse disseminada em seu tempo, tendo ele mesmo editado uma antologia de Macdonald. Em um dos volumes da antologia, Lewis escreveu no prefácio: “Nunca escondi o fato de que eu o considerava meu mestre, na verdade acredito que eu nunca escrevi um livro no qual eu não o tenha citado".

A Influência de MacDonald é latente em toda a obra de C.S. Lewis, em especial nos seus livros de Fantasia, como As Crônicas de Nárnia e Perelandra. George MacDonald também foi uma influência marcante para J.R.R. Tolkien escrever O Hobbit.

George MacDonald, nascido em 10 de dezembro de 1824 na Escócia, é um dos mais notáveis escritores de sua época. Foi amigo e mentor de Lewis Carroll e o incentivou a publicar Alice no País das Maravilhas. Influenciou autores como J. R. R. Tolkien, CS Lewis e Mark Twain e era para Chesterton, um dos quatro maiores homens do século XIX

O enredo da obra é bastante simples. Anodos, o protagonista, faz 21 anos e precisa começar a assumir responsabilidades adultas. E, por esse motivo, recebe uma chave que lhe permite abrir uma gaveta específica em sua residência. E, ao abri-la, é saudado por uma pequena fada que, após uma breve conversa, promete que o levará até a Terra das Fadas no dia seguinte. E, claro, é exatamente isso o que acontece, pois, ao despertar no dia seguinte, percebe que não está no mesmo lugar em que dormira e tem a convicção de que está a caminho da Terra das Fadas. E aí que começam suas aventuras nessa terra maravilhosa e cheia de mistérios. Lembrando que não é uma história semelhante a de Frodo e o Um Anel para salvar a Terra Média, com vários desdobramentos voltados para o mesmo fim. Trata-se de um conto de fadas com uma estrutura fácil de se compreender e o estilo bastante agradável.
_____
MACDONALD, George. Phantastes: A terra das Fadas. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2020.
.
Disponível no Amazon

Nenhum comentário: