terça-feira, 15 de março de 2022

NEGÓCIO DE ATITUDE: APLICAÇÃO IMEDIATA, LUCRATIVIDADE INFINITA [Resenha 029/2022]


A vida tem, em média, somente 960 meses. O que fazemos nesse intervalo de tempo é o que o espanhol Victor Küppers provoca a refletir no livro Negócio de Atitude: Aplicação imediata, lucratividade infinita. Conhecido pelo bordão ‘viver com entusiasmo’, o autor constrói a narrativa do livro em torno de uma lição principal: não existe ocupação mais importante do que aprender a viver.

“Não existe ocupação mais importante do que aprender a viver. Temos que transformar a nossa vida em uma obra de arte, para que, ao final de nossos dias, possamos dizer a nós mesmos: ‘Consegui!’. No final, o único objetivo que temos nesta vida é lutar todos os dias para ser melhor pessoa que eu posso ser. Dentro de cada um de nós, existe a vontade de viver uma vida de grandeza, de contribuição, de pôr seu grão de areia, de ajudar e fazer que os outros sejam felizes, de lutar pelo que vale a pena, de agir com princípios e valores” [p.22]

Já no primeiro capítulo, o espanhol faz um convite à ação e afirma que o objetivo deste livro não é adicionar algo ao campo das atitudes pessoais. Trata-se de um livro simples, descomplicado, básico e prático, com ideias simples, descomplicadas, básicas e práticas. Ele fala sobre alegria, gratidão, nada de murmuração, sonhos e altruísmo.

O senso de humor com que apresenta as ideias é também uma das principais dicas de Küppers para que o leitor exercite o ‘saber viver’. O otimismo, a gratidão, a humildade, a atenção plena. Os ensinamentos, diluídos em 29 capítulos, passam por coisas que, como ele mesmo diz, todo mundo sabe, mas essa não é a questão.

O livro rico em citações. E assim como Chesterton, o autor recorre a pensadores clássicos como Sêneca e Tolstói para ajudar o leitor a refletir sobre como dar mais sentido à vida. Decidir que tipo de pessoa quer ser e que tipo de vida quer ter; lutar para conseguir chegar lá, e fazê-lo com alegria são os principais ensinamentos deixados por Negócio de Atitude.

Portanto, o único propósito deste livro é fazer você pensar. Pensar, ponderar, meditar, analisar, examinar — atitudes sempre positivas e necessárias, que nos ajudam a perceber as coisas, ver tudo com perspectiva, a priorizar, a relativizar, a corrigir, a ganhar forças e a repor energias, a pôr em ordem uma vida cujo ambiente já se encarrega de desorganizar. Este é o propósito deste livro: ajudar você a refletir
_____
KÜPPERS, Victor. Negócio de Atitude: Aplicação imediata, lucratividade infinita. São Paulo, SP: Editora Hábito. 2021

Disponível nos formatos físicos e e-book no Amazon e Editora Hábito

Nenhum comentário: