O autor nos diz que: “Ao criar esta nova obra, tenho dois propósitos em mente: primeiro, desejo que uma nova geração de leitores glorifique a Deus reconhecendo sua soberania e bondade. Segundo, desejo incentivar o povo de Deus em um mundo pós-11 de Setembro, demonstrando pelas Escrituras que Deus está no controle de suas vidas, que de fato os ama e que opera todas as circunstâncias da vida para seu bem maior.”
O leitor observará uma abundância de citações de outros escritores. No entanto, este livro não é mera síntese do ponto de vista de outras pessoas. As convicções básicas declaradas nestes capítulos são o resultado do estudo bíblico pessoal do autor, realizado no decorrer de um longo período de tempo. O autor cita com frequência aos puritanos ingleses (e seus herdeiros teológicos mais recentes), bem como ao teólogo holandês G. C. Berkouwer. Os puritanos dos séculos 16 e 17 travaram uma grande luta com a questão da soberania de Deus, em parte por causa da perseguição em virtude de sua fé. Creio que suas vozes (bem como as de quem escreve segundo sua tradição) podem continuar a nos instruir em nosso tempo de incertezas
O livro, além do prefácio, contém dez capítulos onde o autor descreve e nos ajuda a refletir sobre a Luz das Escrituras como podemos aprender a confiar na sabedoria, no amor e na soberania de Deus. Jerry Bridges nos mostra que é possível experimentar paz, conforto e esperança mesmo diante das maiores diversidades. Durante a leitura o leitor encontrará várias perguntas para reflexão e debate. E ao refletimos sobre a aparente ausência de Deus, podemos imaginar que somos surpreendidos por acontecimentos inesperados, pois Deus nos surpreende nos mínimos detalhes.
____________
BRIDGES, Jerry. Deus está mesmo no controle? Confiando em Deus nas adversidades e angustias da vida. São Paulo, SP: Vida Nova, 2018. 160p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário