sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

PERSONAGENS AO REDOR DA IGREJA [Resenha]


Este é o terceiro de uma série de livros que se concentram nos personagens em um determinado período da história da Bíblia. Não sei como colocar em ordem de publicação, contudo os outros dois livros anteriores a este são: “Personagens ao redor da cruz” e “Personagens ao redor da manjedoura”. Nesse terceiro volume, o foco é na igreja de Jerusalém na primeira metade do livro de Atos dos Apóstolos. A história da primeira igreja – na cidade de Jerusalém – pulsa com vida renovada, julgamentos ferozes, fracassos pessoais, crescimento espiritual e alegria intensa. Tom Houston captura o coração do trabalho de Deus naqueles arrebatadores primeiros dias. Sua própria experiência ampla e demorada com a igreja em todo o mundo brilha em perspicaz compreensão e notável aplicação.

Neste livro temos os escritos de um estudioso cuidadoso, trazendo à vida personalidade bíblicas que poderíamos ignorar como meros nomes em nossa leitura casual das Escrituras. O autor destaca essas pessoas intrigantes e, por meio delas, nos fornece exemplos de várias maneiras de viver os imperativos do cristianismo no mundo de hoje.

O livro é composto por 23 capítulos, onde o autor nos apresenta de forma detalhadas e dramática os seguintes personagens: Pedro, Matias, o homem coxo, os Saduceus, Gamaliel, Ananias e Safira, Estevão, Filipe, Simão – o mago, o oficial etíope, Saulo de Tarso, Enéias e Dorcas, Cornélio, Herodes Agripa, Maria e Rode, Tiago e Jesus. A abordagem por meio dos personagens é movida pela convicção de que as narrativas e as pessoas da Bíblia estão lá como exemplos e advertências para as gerações futuras, como a nossa (1Co 10.11).

Portanto, este é um livro para todos os cristãos. Ele irá levá-lo de volta ao livro de Atos dos Apóstolos com uma nova vontade de estudá-lo, e de volta à sua própria comunhão da igreja com uma nova responsabilidade para servir e crescer – pois os personagens ao redor da sua igreja podem ser surpreendentemente semelhantes aos personagens ao redor da primeira igreja!
__________________________
HOUSTON, Tom. Personagens ao redor da Igreja: testemunho do nascimento da Igreja de Jerusalém. Curitiba, PR: Editora Esperança, 2018. 208p.

Nenhum comentário: