domingo, 2 de fevereiro de 2020

BEN-HUR [Resenha]


Lew Wallace, foi um herói da Guerra da Secessão nos EUA, e certa vez viajava de trem quando um agnóstico famoso o abordou e questionou: você acredita mesmo em Deus? Você realmente acha que Jesus era um ser divino? Como pode um homem estudado achar que ele ressuscitou dos mortos? E todas estas perguntas derrubaram Wallace. Porque ele acreditava: mas não sabia o porquê.

Depois disto, Wallace resolveu estudar mais sobre a divindade de Cristo e, neste estudo, surgiu a ideia de fazer um livro sobre um personagem NÃO-BÍBLICO, cujas aventuras estão de certa forma ligadas ao ministério de Jesus. A princípio o livro não fez tanto sucesso, mas bastou pouco tempo e já era recomendado por pastores e lido por congregações inteiras.
Lew Wallace escreveu este livro em outra época. Por isso Carol Wallace precisou reescrevê-lo e adaptar para nossa leitura contemporânea, de modo a traduzir ao leitor atual a mesma essência que tornou a história de Judah Ben-Hur tão popular há mais de 125 anos. Sua primeira publicação se deu em 1880. O livro ainda tem um pouco do infodumping que era comum na época, mas isto é facilmente eclipsado pelo enredo em si, que é muito, mas muito eletrizante!

O livro conta a história de Judá Ben-Hur, um judeu, de origem nobre que é visto como um homem integro, com fortes valores familiares e religiosos, mas tem sua vida mudada completamente quando ele é acusado a atentar contra a vida de um cônsul, sendo acusado por traição a Roma pelo até então "amigo", Messala. Sua vida muda completamente após esse episódio, Ben-Hur vira escravo, sua mãe e irmã tem paradeiro incerto e todos os bens adquiridos ao longo dos anos são tomados e entregues àquele que o traiu.

A partir desse momento, acompanhamos a trajetória do protagonista entre os anos de escravidão e a força interior que nutria para que um único objetivo fosse alcançado futuramente, o da vingança. Ben-Hur lutaria para tirar sua casa da grande desmoralização que sofreu. E em meio esse caminho, acompanhamos o paralelo entre a sua história e a história de Cristo, onde por diversos momentos o caminho dos dois se encontram e dão ao leitor um paralelo entre a trajetória desses dois personagens.

Após anos sendo escravo, Ben-Hur agora terá a chance de recontar a sua própria história através da vingança que tanto almejou, estará no mesmo ambiente que Messala, mas dessa vez, eles serão iguais dentro da arena disputando uma corrida de bigas de tirar o fôlego na narrativa, diga-se de passagem.

A narrativa de Ben-Hur não é fácil, principalmente na hora de se encontrar no fator histórico, mas para aqueles que já tiveram a curiosidade de ler a Bíblia, principalmente o Novo Testamento, não encontrarão tanta dificuldade dentro dessa ambientação. Isso se dar pelo fato de Lew Wallace detalhar com maestria os acontecimentos reais da época.

A leitura traz muita reflexão, é carregada de momentos emocionantes e cheios de ensinamentos. Não tem como não se envolver pela saga que Ben-Hur se propõe a fazer, o acompanhamos em sua glória, queda, redenção e ascensão, tudo isso, vivenciando junto ao personagem cada sentimento exposto durante essa trajetória.

Para quem só conhece a história pelo clássico do cinema, vale a pena conferir a história completa dessa obra, e para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer essa história, indico com toda a certeza e ainda reafirmo que vale a pena. São mais de 500 páginas, completamente envolventes e com grandes ensinamentos. Uma grande obra que merece ser apreciada por todos.
_____________
WALLACE, Lew. Ben-Hur: uma história dos tempos de Cristo. Barueri, SP: Agápe, 2018.


Créditos
http://www.livreando.com.br/2016/11/resenha-ben-hur.html
https://escritoraoacaso.blogspot.com/2019/09/resenha-ben-hur.html

Nenhum comentário: