quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

A COMPAIXÃO DE DEUS [Resenha]


O autor afirma que este livro é resultado de uma exposição acerca de Jonas em um retiro de jovens da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, e que foi levado em consideração o caráter histórico do livro de Jonas, seu propósito teológico e as muitas maneiras pelas quais ele se aplica à vida da igreja de hoje.

Caráter histórico - O livro de Jonas está cheio de histórias preciosas, além da narrativa acerca de um homem que ficou três dias na barriga de um peixe. Ao longo de seus quatro breves capítulos, encontramos a história do profeta hebreu Jonas, um homem que temia a Deus, mas tinha dificuldades em perdoar aos temíveis assírios, inimigos de seu povo. Mais do que isso, temos no livro uma história sobre Deus levando esse homem a anunciar o arrependimento e o perdão a seus próprios inimigos, o que mostra como Deus está disposto a perdoar os que se arrependem e creem. O livro de Jonas trata de Deus, de seu poder, de sua soberania sobre a criação e as circunstâncias, de sua misericórdia e de seu perdão.

Caráter teológico – Uma das grandes lições teológicas, sem dúvida, é a lição acerca do amor soberano e salvador de Deus para com os povos. Esse livro do Antigo Testamento antecipa a conversão dos gentios e a entrada deles no povo de Deus. O grande avivamento espiritual que aconteceu em Nínive é um prelúdio do que Deus um dia haveria de fazer, chamando pessoas de todas as tribos, línguas e nações para serem parte de seu povo redimido, a igreja de Jesus Cristo.

A Relevância de se estudar, consiste em duas razões:

(1) A primeira é que ele revela muita coisa a respeito de Deus, uma vez que o grande protagonista do livro não é o profeta Jonas, mas, sim, Deus, que transparece em praticamente cada versículo, agindo, interagindo, sendo paciente, perguntando, respondendo, observando e assim por diante. O livro de Jonas é um sobre Deus, seu domínio sobre todas as coisas e sua misericórdia para com as pessoas. Creio que essa mensagem a respeito do amor e da compaixão que Deus tem pela humanidade — mesmo por pessoas das quais não gostamos e que chegam a nos causar raiva quando se convertem — é algo a que precisamos dar ouvidos. Assim, acredito que a mensagem contida em Jonas é importante para que nós, em dias difíceis como os que estamos vivendo, nos lembremos de quem é o Deus a quem servimos.

(2) A segunda razão para estudar o livro de Jonas é o fato de ter sido citado duas vezes por Jesus. Isso não o coloca em vantagem, pois Jesus cita muitos outros livros do Antigo Testamento; contudo, em particular, Jesus se refere à história de Jonas e ao fato marcante de o profeta ter passado três dias e três noites dentro do peixe como um tipo ou figura de seu ministério, bem como de sua própria morte e sepultamento.

O livro, além da introdução, prefácio e considerações finais, é constituído por cinco capítulos onde o autor observa que na história desse “profeta fujão” Deus teve compaixão das cidades mais cruéis e ímpias, como era o caso de Nínive. Isso nos dá esperança nesses dias difíceis no Brasil. Conclui: “Minha expectativa é que esse comentário devocional e homilético sobre Jonas seja usado por Deus para abençoar seu povo e nos ensinar a ter compaixão como ele tem”.
______________
NICODEMUS, Augustus. A compaixão de Deus: a mensagem de Jonas para a igreja de hoje. São Paulo: Edições Vida Nova, 2018.

Nenhum comentário: