quarta-feira, 29 de setembro de 2021

EQUIPES DE MINISTÉRIO QUE MUDAM O MUNDO: OITO CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE DE ALTO RENDIMENTO [Resenha 078/2021]


Trabalho em equipe. Um desafio? Fardo? Bênção? Alívio? Provavelmente um pouco de tudo! Se você já tem uma equipe e quiser melhorá-la, este livro é para você.

Através de Peter Wagner, Lida Knight, Armando Bispo e André Bessa da Rede Ministerial e Ekklesia, Christian Swartz, o livro de minha autoria sobre dons, equipes de ministério, e congêneres, o Espírito Santo tem claramente trazido à Igreja Brasileira uma visão de que cada membro deve atuar como um ministro, usando seus dons para a glória de Deus. O melhor treinamento simples de um dia que eu conheço sobre o assunto é a Clínica da Rede Ministerial, da Ekklesia. Isso já se tornou comum no Brasil, ministrado por muitos pastores em muitos contextos. Recomendo que cada igreja faça essa clínica para poder aproveitar melhor este livro.

Essa Clínica, como também os livros dos autores indicados acima e na bibliografia comentada, levará as pessoas a conhecerem melhor os dons que têm e muitas vezes também a conhecer algo sobre o seu chamado ou paixão. Ao mesmo tempo, não responde a uma grande pergunta: como formar equipes de ministério? O MAPI responde a isso no seu Treinamento Básico na Formação de Equipes de Ministério, feito num final de semana na igreja local. Mais informações sobre estes seminários e outros recursos nestas áreas encontram-se em nosso site: www.mapi-sepal.org.br.

Este livro é para pessoas que trabalham na mesma equipe a pelo menos seis meses e querem melhorar seu impacto e alegria no ministério. Ajudará se tiverem feito os treinamentos indicados acima, mas não é indispensável.

Muito do que segue foi adaptado do material do “Team Resources, Inc.” Eles indicam seis características de uma equipe de alto rendimento. Eu acrescentei mais duas: 1) orientação e unção divina e 2) treinamento formativo.

Na introdução descrevemos estas oito características e colocamos um questionário semelhante aos apresentados em muitos livros sobre dons; só que desta vez direcionado não ao descobrimento dos dons e sim ao funcionamento de uma equipe. Baseado nisso, cada equipe pode descobrir quais são os seus pontos fortes e quais os fracos.

A equipe, então, escolhe trabalhar de forma focalizada na área onde percebe que a melhora levaria a mudanças significativas. O ideal é escolher apenas uma área de cada vez, entendendo que é difícil mudar muitas coisas ao mesmo tempo. Se a equipe tiver tempo e interesse, poderá escolher, também, uma segunda área para trabalhar.

Este livro terá dois tipos de leitores: 1) equipes que usam o livro da forma indicada aqui que irão diretamente do capítulo introdutório para o capítulo que trata da área na qual querem melhorar; e 2) os que querem conhecer o livro de forma geral que o lerão de capa a capa. Isto levanta um problema. Alguns conceitos importantes são elementos chaves em mais que uma das oito características de uma equipe de alto rendimento. Precisam aparecer em cada capítulo, especialmente para o leitor que irá apenas diretamente para aquilo, sem ler os outros. Nesse caso coloquei notas que indicam um “link” para o outro capítulo. Aquele que ler o livro completo, encontrará alguns assuntos repetidos, ainda que tratados com um foco diferente. Isto complica um pouco a leitura, mas não encontrei uma saída, já que em outros casos uma equipe irá ler apenas o capítulo focalizando a área que quer desenvolver e precisaria ter uma discussão desse assunto ali.

Este livro servirá à equipe através dos anos. Inicialmente, pode ser a base para um retiro da equipe; depois pode ser usado a cada ano ou dois anos, especialmente se houver mudança nos componentes ou no nível de funcionamento dela. Cada vez que ela quiser se avaliar, poderá repetir o exercício do questionário e voltar a trabalhar as áreas que surgirem como as mais importantes para mudarem naquele momento. Ainda que a equipe chegue a um nível de alto rendimento numa dada época, nada garante que vá continuar dessa forma. Este livro e o questionário permitem uma avaliação periódica desse rendimento e um tratamento em qualquer área que a equipe sentir necessário.

O livro pode ser usado por uma equipe missionária, paraeclesiástica ou extra-local; uma equipe pastoral ou qualquer equipe de ministério na igreja local. Para igrejas que continuam com departamentos ao invés de equipes, pode ser usado num departamento, especialmente se as pessoas têm andado juntas o suficiente para ter alguma base para se avaliar e então melhorar sua produtividade.

Este livro é uma ferramenta de ensino autodidata que funciona sem um professor, levando o leitor a interagir com o texto e assim avançar em seu conhecimento e habilidade. O livro pretende provocar reflexão e ação. Isto pode ser facilitado por um líder ou instrutor, ao mesmo tempo que o líder4 de uma equipe pode assumir esse papel com as orientações simples no Apêndice 1.

O número ideal para que cada um possa compartilhar sua perspectiva e contribuir para o melhoramento da equipe é de quatro a seis pessoas. 

Este livro já foi a base de mudanças maravilhosas nas equipes com as quais eu trabalho mais diretamente. Espero que você seja tão encorajado e fortalecido como nós. Que você e sua equipe possam experimentar as maravilhosas verdades destes dois trechos de Efésios:

“Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o Corpo [e toda a equipe], ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef 4.15a, 16).

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja [e em nossa equipe] e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Ef 3.20, 21).

Prefácio da obra escrito pelo autor.
______
KORNFIELD, David. Equipes de ministério que mudam o mundo: oito características de uma equipe de alto rendimento. Curitiba, PR. Editora Betânia, 2021. 256p.

Nenhum comentário: