terça-feira, 7 de setembro de 2021

ORGANIZE SUA DESORDEM MENTAL: 5 PASSOS SIMPLES E CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS PARA REDUZIR A ANSIEDADE, O ESTRESSE E O PENSAMENTO TÓXICO [Resenha 071/21]


Você já teve a sensação de que seu cérebro estava “desativado”? Já se sentiu desencorajado, sem foco ou sobrecarregado? Existem tendências nocivas em sua vida ou em sua família que aparentemente você não consegue interromper? Você começa o dia exausto e deprimido? Está ansioso quanto ao futuro? É perseguido pelo passado? Sente-se perdido e em dúvida?

Se você respondeu “sim” a uma dessas perguntas, não está sozinho. Mais e mais pessoas estão sofrendo de ansiedade, depressão e esgotamento mental. Isso, porém, não significa que exista algo errado com você ou que você sofra de alguma doença mental. A ansiedade, a depressão e o estresse pós-traumático são todos meios para descrever as reações humanas naturais à adversidade e às experiências de vida. E todos nós enfrentamos adversidade de formas diferentes: eventos e circunstâncias difíceis fazem parte da existência moderna tanto quanto da história humana.

Chamar essas reações mentais e emocionais de doenças não abrange todo o seu significado. Ansiedade, depressão, esgotamento mental, frustração, angústia, raiva, desgosto e assim por diante são sinais físicos de alerta que nos dizem que precisamos enfrentar algo que aconteceu ou está acontecendo em nossa vida e lidar com o problema. Esse sofrimento, que é muito real, sinaliza que algo está errado: você se encontra em estado de desequilíbrio. Não é um sinal de deficiência cerebral. Sua experiência não precisa ser comprovada por meio de um diagnóstico médico. As lutas das doenças mentais não fazem parte de sua identidade. São normais e precisam ser tratadas, não reprimidas, ou a situação piorará.

Neste livro, a autora aplica o método simples, prático, cientificamente pesquisado e clinicamente aplicado dos 5 Passos do Neurociclo às questões da ansiedade, do estresse e do pensamento tóxico. Também fala de como aprender a fortalecer a saúde do cérebro e da mente e a resiliência. Você descobrirá que os 5 Passos são sustentáveis porque o ajudarão a usar sua mente e doenças causadas por estilo de vida que poderiam ser evitadas. Há uma necessidade premente de mudar o modo como consideramos o cuidado com a saúde, inclusive a saúde mental.

O livro, além do prefácio, possui quatorze capítulo dividido em duas partes. Parte 1 – O porquê e o como, onde a autora analisa o que a mente é, o que acontece quando não a usamos corretamente e por que a utilização dos 5 Passos para gerenciar a mente é a solução para organizar nossa desordem mental. Parte 2 – A Aplicação prática do Neurociclo, onde temos o plano clinicamente aplicado e cientificamente pesquisado do gerenciamento mental.
_____
LEAF, Caroline. Organize sua desordem mental: 5 passos simples e cientificamente comprovados para reduzir a ansiedade, o estresse e o pensamento tóxico. São Paulo, SP: Editora Hábito, 2021.

Nenhum comentário: