quinta-feira, 16 de setembro de 2021

QUANDO FOI QUE COMEÇAMOS A NOS ESQUECER DE DEUS? RAIZES DA CRISE EVANGÉLICA E ESPERANÇA PARA O FUTURO. [Resenha 073/2021]


Mark Galli, ex-editor geral da prestigiada revista americana Christianity Today assistiu de perto toda a transformação da igreja evangélica nos Estados Unidos. Passaram por suas mãos notícias de milagres e escândalos, relatos de fé extraordinária, mas também de corrupção inacreditável, histórias inspiradoras e denúncias. Nessa delicada incumbência, percebeu que diversas alas da igreja começavam a expor e defender suas visões particulares da interpretação bíblica, da política e da teologia de maneira excludente. O que ele viu o deixou atordoado.

Antes de ser uma peculiaridade da igreja, Mark Galli detectou a crise em si próprio ao perceber que era possível continuar a ser cristão e fazer o que se espera de um seguidor de Jesus, mesmo sem de fato crer em Deus e viver sob a dependência dele. Agindo de forma mecânica, ainda que eficiente, Mark Galli constatou que Deus havia deixado gradativamente de fazer parte da equação de sua vida, como também ocorria com a igreja evangélica de seu país, aprofundando assim uma crise que se arrasta há anos. Por fim, após recuperar-se, decidiu escrever Quando foi que começamos a nos esquecer de Deus?: Raízes da crise evangélica e esperança para o futuro, obra lançada nos Estados Unidos em abril de 2020 e que chega ao Brasil pela Editora Mundo Cristão no início do segundo semestre de 2021.

Em uma das épocas mais divisórias e polarizadoras da sociedade, Mark sinaliza que os evangélicos enfrentam uma profunda crise de confiança. Uma crise que tem muitas dimensões e cujas raízes permeiam as esferas política, bíblica e teológica, bem como práticas de formação espiritual e discipulado. Tendo em perspectiva um amplo arcabouço histórico, encoraja o leitor a dar uma olhada longa e rigorosa no que está faltando na espiritualidade cristã evangélica de nossos dias e a refletir sobre a prioridade final do corpo de Cristo.

Indicado a todo leitor que deseja entender os desafios da igreja evangélica de nosso tempo, a estudantes de teologia, pastores e líderes eclesiásticos, é fonte de informação qualificada que permite um reajuste de rota e a troca das banalidades da religião pela centralidade de Deus na vida individual e coletiva, num movimento de volta ao Criador.

O livro possui vinte capítulos distribuídos em três partes: Parte 1 – A Crise; Parte 2 – A Igreja e Parte 3 – Aprofundando o desejo. Investigação de grande valia também para os que se preocupam com os rumos da igreja evangélica brasileira — pois não são poucas as semelhanças no diagnóstico atual do estado da igreja no Brasil — Quando foi que começamos a nos esquecer de Deus? traz princípios para que os cristãos retomem a autenticidade cristocêntrica da igreja, sua identidade e propósito.
______
GALLI, Mark. Quando foi que começamos a nos esquecer de Deus? Raízes da crise evangélica e esperança para o futuro. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2021. 240p.

Nenhum comentário: