sábado, 18 de setembro de 2021

OS ATRIBUTOS DE DEUS [Resenha 074/2021]


Nos dias atuais, a Igreja tem perdido o senso da majestade e sublimidade do glorioso Deus das Escrituras – e isso de um modo geral. Essa perda tem acontecido quase imperceptivelmente. Verdade é que o cristianismo moderno não está produzindo pessoas tementes a Deus, pessoas que entendam a experiência do profeta Isaías quando disse: "Ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros..." ou do rei Salomão quando exclamou: "Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra".

O profeta Jeremias escreveu: "Une-te pois a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem” (Jó 22:21). "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor..." (Jeremias 9:23- 24).

Este livro é uma tentativa de trazer de volta o povo de Deus para aquela apreciação da gloriosa pessoa de Deus que levou o renomado Spurgeon a dizer: "A ciência mais elevada, ou a inquirição mais sublime, ou a sabedoria mais importante que possa ser contemplada pelo verdadeiro cristão é o nome, a natureza, a pessoa, a obra e a existência do grande Deus a quem chamamos Pai.

Um conhecimento salvador e espiritual de Deus é a maior de todas as necessidades de cada criatura humana. O fundamento de todo conhecimento verdadeiro de Deus só pode ser a clara compreensão mental de Suas perfeições, segundo revelam as Escrituras Sagradas. Não nos é possível servir nem adorar a um Deus desconhecido, nem depositar nEle a nossa confiança.

Necessitamos algo mais que um conhecimento teórico de Deus. Só conhecemos verdadeiramente a Deus em nossa alma, quando nos rendemos a Ele, quando nos submetemos à Sua autoridade e quando os Seus preceitos e mandamentos regulam todos os pormenores da nossa vida. "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor..." (Oséias 6:3), "Se alguém quiser fazer a vontade dele... conhecerá" (João 7:17). "... o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas" (Daniel 11:32).

O livro possui 17 capítulos. Cada capítulo é dedicado a um atributo divino. Os capítulos que se seguem apareceram pela primeira vez na revista mensal "Studies in the Scriptures" (Estudos nas Escrituras), publicada pelo autor e totalmente dedicada à exposição da Palavra de Deus e à provisão de alimento espiritual para almas famintas.

Não existe alegria e privilégio maior na vida do que contemplar a glória de Deus. Os céus estarão gozando da glória de Deus por toda a eternidade – e nós podemos começar agora. Porém se quisermos ver a glória de Deus, devemos estudar Seus atributos.
_____
PINK, A W. Os Atributos de Deus. São Paulo, SP: Publicações Evangélicas Selecionadas, 2016. 160p.

Nenhum comentário: