Walton guia o leitor em uma viagem pelo mundo da Bíblia Hebraica e faz com que os textos antigos ganhem vida. Tudo que realmente importa sobre o assunto está nessa clássica e inigualável introdução à cultura do antigo Oriente Próximo
Walton vai além do academicismo e mantém um objetivo prático ao longo da obra: ajudar seus leitores a aperfeiçoar a exegese do Antigo Testamento com base em informações do mundo antigo. Com dezenas de ilustrações e quadros com análises comparativas, Pensamento do antigo Oriente Próximo é um recurso indispensável para todos que desejam estudar e expor o texto bíblico fielmente.
Pensamento do antigo Oriente Próximo é uma ferramenta muito bem vinda para quem estuda a Bíblia e sua relação com o seu contexto cultural. Walton compara como Israel e seus povos vizinhos pensavam sobre religião, literatura, antropologia e outros assuntos, e assim descreve os aspectos mais importantes da vida intelectual do mundo antigo, no qual povo de Deus estava inserido.
Essa é uma leitura obrigatória para quem deseja estudar o Antigo Testamento. John Walton empregou toda sua experiência nesse excelente estudo sobre a interface entre o antigo Oriente Próximo e Israel e estabeleceu – especialmente em sua seção introdutória sobre estudos comparados – o paradigma para compreensão do mundo conceitual da Bíblia hebraica. Destaco também os quadros de análises comparativas, que permitem aos leitores localizarem rapidamente o tema sobre o qual desejam se aprofundar. Esse é um livro acessível, mas também acadêmico. Assim, tanto seminaristas quanto público em geral aproveitarão esse material valioso.
______
WALTON, John H. O pensamento do antigo Oriente Próximo e o Antigo Testamento: Introdução ao mundo conceitual da Bíblia Hebraica. São Paulo, SP: Vida Nova, 2021. 416p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário