sexta-feira, 24 de setembro de 2021

O HEREGE GLORIOSO & TRÊS HOMENS CHEGARAM A HEIDELBERG [Resenha 076/2021]



A presente obra é constituída por duas das mais belas histórias de coragem, perseverança, amor e fidelidade a Deus. Elas aconteceram em contextos diferentes, mas suas origens remontam à Reforma Protestante do século XVI. Elas relatam o pano de fundo geral e as circunstâncias sob as quais dois importantes símbolos de fé foram elaborados e aceitos como documentos confessionais das igrejas de Cristo. Tratam-se da Confissão de Fé Belga e do Catecismo de Heidelberg. Embora possuam estruturas, características e propósitos diferentes, esses documentos foram escritos para resumir as santas doutrinas encontradas na Palavra de Deus, e cada um deles demonstra, de modo singular, quão belas, perfeitas, simples e sublimes são as verdades do evangelho.

A Confissão Belga, como é mundialmente conhecida, foi escrita em 1561, na região dos Países Baixos, pelo pastor reformado Guido de Brès, que foi martirizado por causa da sua fé no ano de 1567. Portanto, a Confissão Belga tem o mérito de ser uma confissão de fé reformada escrita por um mártir. O Catecismo de Heidelberg, por sua vez, foi escrito (como o próprio nome diz) na cidade alemã de Heidelberg, por dois talentosos jovens teólogos que foram alunos de João Calvino: Zacarias Ursino e Gaspar Oleviano.

Os livros Três Homens chegaram a Heidelberg e O Herege Glorioso são, portanto, as histórias que estão por trás do Catecismo de Heidelberg e da Confissão Belga, respectivamente. Cada uma delas tem uma peculiaridade. Enquanto o enredo da história contada em O Herege Glorioso gira em torno da vida de Guido de Brès, o enredo do Três Homens chegaram a Heidelberg gira em torno dos fatos históricos que marcaram a vida de um príncipe piedoso, de um pregador eloquente e de um habilidoso professor de teologia que, pela providência de Deus, se encontraram em Heidelberg.

Neste livro temos uma descrição de importantes eventos relacionados ao contexto histórico que, de certa forma, contribuíram para que esses símbolos de fé pudessem ser escritos. Além do já mencionado, este livro contém dois relevantes apêndices. O primeiro, intitulado “Um Mártir da Reforma Consola a Sua Esposa”, trata-se de uma carta escrita por Guido de Brès à sua querida e amada esposa Catarina Ramon, poucos dias antes de seu martírio. O segundo apêndice, cujo título é “O Martírio de Guido de Brès”, é um excerto de uma carta de uma testemunha ocular do martírio de Guido de Brès.
________
VAN HALSEMA, Thea. O Herege Glorioso & Três Homens Chegaram a Heidelberg. Recife, PE. 2017. 152p.

Nenhum comentário: