quarta-feira, 4 de agosto de 2021

O ENREDO DA SALVAÇÃO: PRESENÇA DIVINA, VOCAÇÃO HUMANA E REDENÇÃO CÓSMICA [Resenha 059/21]


Histórias nos cativam, não só por causa de seus artifícios literários, mas porque tocam a essência do nosso ser. Somos seres desejosos de conhecer melhor como chegamos até aqui e movidos pela expectativa do que está por vir. Somos seres históricos por natureza, criados por Deus, manchados pela nossa rebeldia, carentes de resgate rumo a um ápice paradisíaco. Essa é a história do mundo, na qual fomos inseridos pelo Criador.

Portanto, poucas coisas são mais essenciais para a maturidade e a eficácia de cristãos e igrejas na missão do que um ensino claro e um entendimento gradual da Palavra de Deus. Todavia, mesmo nas igrejas em que se prega a Bíblia, pode acontecer de passagens bíblicas serem pinçadas aqui e ali como promessas motivadoras, como comprovações de doutrinas específicas, ou até como açoites para castigos moralistas. Resta então a ignorância do que a Bíblia de fato é como um todo, ou seja, o relato da grande história de Deus, da criação, e da humanidade. A Bíblia explica o passado, aponta-nos para o futuro último, e convida-nos a participar, desde já, desta história e viver em conformidade com ela.

É inspirador saber que, após anos de muito estudo, um acadêmico treinado em exegese e teologia bíblica produz uma obra ao mesmo tempo profunda e acessível ao público em geral. O enredo da salvação nos lembra de confiar menos em nós mesmos e mais no Deus que ressuscita os mortos, e o faz de modo inspirador, coerente e profundo. Bernardo presenteia-nos não somente com ideias, mas com o fruto de seu penoso labor exegético, seu percurso de amor às Escrituras e sua capacidade de transmitir conceitos complexos de forma compreensível.

O livro possui vinte capítulos divididos em quatro partes: Parte I — Da criação a Israel; Parte II — Do Sinai ao exílio; Parte III — Do nascimento à ressurreição de Jesus e Parte IV — Do sepulcro vazio à Nova Jerusalém. Bernardo Cho apresenta um excelente exemplo de como os pastores podem ajudar as pessoas a compreender o enredo da Bíblia como a estrutura geral que permite uma avaliação mais profunda de cada uma de suas partes. Conecta cada porção das Escrituras e nos desvenda a Bíblia, não como uma biblioteca de 66 livros, mas como uma Grande História, a história de Deus, a nossa própria história!
_____
Cho, Bernardo. O Enredo da Salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2021.

Nenhum comentário: