segunda-feira, 16 de agosto de 2021

OS FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA [Resenha 065/21]


“A Teologia há de estabelecer uma correlação entre a tradição da experiência cristã e as experiências de nosso tempo”. Hans Küng

A Teologia Cristã está a exigir uma nova Reforma. Há uma incerteza radical que aflige a Teologia diante dos pluralismos contemporâneos. Por causa das diferentes cores que o cenário teológico tem apresentado à tarefa teológica, a história não poderá continuar sem que haja a redescoberta do enfoque central que mantém as diversas Teologias unidas como cristãs – isto exige que novas obras sejam escritas em solo brasileiro.

É salutar quando vemos uma nova obra sendo lançada no mercado editorial. A educação teológica de nosso tempo está na expectativa de um novo paradigma ou até de uma nova forma de colocar a Teologia, a qual ofereça uma nova visão unificadora da Teologia cristã, que seja, ao mesmo tempo, baseada firmemente na Revelação Divina e consistente com a grande tradição da Igreja Cristã em sua espiritualidade revigorante, e por outro lado, conectada com o contexto e seu tempo.

Por mais de três séculos, a Teologia Ocidental ficou obcecada pelas questões e pelos problemas postulados pela modernidade, de tal forma que as suas ramificações se tornaram reféns do das ideologias culturais.

No entanto, um fato deverá ficar claro para a tarefa teológica, é a certeza de que a memória histórica nos conduz à fé de que haverá sempre esperança, pois, o povo de Deus é chamado a voltar para a fonte da Revelação Divina enquanto, ao mesmo tempo, é conduzida às novas luzes de respostas à vida desde a eterna Revelação de Deus.

Dois princípios devem de forma surpreendente trazer novas possibilidades à tarefa teológica, - a tradição da fé e a reforma dentro de novos contextos vitais e pertinentes a cada nova geração.

A Teologia vivida como sabedoria de Deus, quer ser uma proposta natural que liga coração e mente, a espiritualidade e a vida, os conteúdos da fé e uma pastoral autêntica, surgida da reflexão bíblica em conexão com a vida do povo, a qual dia a dia precisa crescer em profundidade de reflexão transformadora. E numa dialógica permanente, retornando, depois disso para uma reflexão intelectual, - assim avança continuamente, num processo circular crescente, gerando vida de fé e comunhão que transforma.

A tarefa da Teologia Sistemática deve levar em conta alguns procedimentos metodológicos fundamentais no labor teológico, os quais consistem no seguinte: Olhar para o presente como locus social, e, olhar para o passado como memória inspiradora da fé, enquanto é desafiada ao mesmo tempo a assumir uma nova perspectiva de futuro como sinal profético em permanente reforma, purificando-se historicamente.

Ao apresentar esta obra teológica, nascida em solo brasileiro, me alegro com o autor pela paixão teológica e a certeza do início de uma caminhada rumo à produção teológica, no caso específico, dentro da Teologia Sistemática.

Na Teologia Brasileira, cada vez mais somos desafiados a viver esse processo da tarefa teológica, a qual consiste em reler a Bíblia desde um novo lugar social, desde o reverso da história, desde o lugar deste ser humano a cada dia mais desumanizado, vítima da periferia da existência, desde os excluídos da hipermodernidade.

Sim, somos chamados a ler e reler as Escrituras e a própria tradição teológica desde o lugar do povo de Deus, e para o povo de Deus, sempre em conexão com o contexto geral dos seres humanos, onde a vida acontece, e não desde o lugar do enciclopedismo iluminista. O autor desta obra propõe uma Teologia ao encontro da vida, desde as grandes verdades da fé.

A Teologia Sistemática é cada vez mais desafiada a aprender com Jesus, que levou seus discípulos aos princípios básicos de uma prática que critica os sistemas atuais desde a perspectiva do Reino de Deus.

Jesus propõe que a Teologia leve a sério a dignidade da pessoa, a justiça, a solidariedade, o respeito para com a liberdade, a disposição em servir, a capacidade para suportar os conflitos, e, a um amor que supere os antagonismos.

Teologia hoje deverá corajosamente, diante do temor, suscitar a liberada cristã; diante dos medos atuais, maximizar a confiança; e diante das barbáries dos egocentrismos destruidores, suscitar a generosidade cristocêntrica. Pois, a educação teológica nunca poderá perder de vista a razão teórica da fé e a razão histórica da esperança – e ser efetivamente capaz de ligar as duas, pela razão prática do amor.

Luciano Nobre Frasson acredita que o ensino da Teologia tem uma vocação transformadora, aprofunda o conceito da memória da fé, depois busca encarar a tarefa do ensino teológico desde uma perspectiva expectante. É aqui onde encontramos a tarefa do labor teológico, como tarefa do penúltimo e não do último, relativizando nossas conclusões, Teologia sempre está a caminho.

Por ser a comunidade do Êxodo, a Igreja é convocada para estar sempre a caminho, relativizando suas conclusões, pois sabe que somente seu Senhor é absoluto, e de Sua Palavra somos cativos. Escrever Teologia é caminhar de pés descalços em direção ao inefável daquele que disse: “eu sou o Amém”.

Finalmente, deixo com o leitor a obra Os Fundamentos da Teologia Sistemática, Luciano Nobre Frasson, com quem tive o privilégio de caminhar em nosso curso de Teologia da UniFil. Possa você mesmo descobrir as eternas verdades da fé, a partir das quais o autor propõe caminhos de fé e esperança.
_________
FRASSON, Luciano Nobre. Os Fundamentos da Teologia Sistemática. Curitiba, PR: AD Santos Editora, 2018. 752p.

Créditos
Dr. Silas Barbosa Dias, PhD.
Transcrição completo do Prefácio

Nenhum comentário: