segunda-feira, 9 de agosto de 2021

CHÁ DE BONECAS E ENCONTRO DE HERÓIS: PROJETO DE PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL [Resenha 061/21]


Prevenção de violência sexual é fundamental. A violência sexual é uma questão de saúde pública que afeta o bem-estar da vítima, da família, da comunidade e da sociedade. Este é um livro que tem por objetivo capacitar as pessoas de diversas idades para desempenharem um papel significativo na prevenção ou interrupção de um abuso sexual. Como adultos não podemos fazer com que nossas crianças vivam livres do perigo, mas podemos garantir a elas que a ajudaremos quando algo ruim acontecer.

Proporcionar conhecimento em relação a sua própria segurança, não é só uma responsabilidade, mas a única coisa a fazer. Quando uma criança é estimulada a se comunicar, desenvolve a habilidade de ter a participação ativa em sua própria segurança.

Algumas pessoas podem achar que falar da exploração sexual poderá assustar uma criança, mas isso é pouco provável que aconteça, pois crianças sabem que existem coisas que podem ser perigosas como colocar a mão em cachorros desconhecidos, ou atravessar uma rua movimentada. Quando o medo acontece, ele é diminuído ensinando estratégias de prevenção.

Como ensinar às crianças a diferença entre carinho e abuso? Na escola o assunto é tabu. Em casa os pais não se sentem confortáveis em falar sobre o tema. Com as bonecas de pano, Neide Lunas e Mara Melnik criaram o método perfeito, que orienta de forma lúdica, sem constranger ou assustar. A concepção da boneca é genial. Ela tem duas faces, uma feliz e outra triste. Vai depender do tipo de toque que ela receber. Existem dois tipos: o toque do SIM e o toque do NÃO. O toque do SIM é o do afeto, geralmente parte dos pais ou pessoas de confiança. O toque do NÃO é o do abuso, aquele que as crianças aprendem a identificar e a se afastar.

Além da prevenção, o projeto permite, através da interação com a boneca, que a criança relate possíveis experiências e traumas. A falta de informação talvez seja um perigo ainda maior para as meninas do que um monstro abusador. Você vai conhecer nas páginas a seguir a história de duas mulheres que, diante desta triste realidade, decidiram agir.

O livro possui 11 capítulos com muitas ilustrações, fotos e atividades que podem ser reproduzidas para uso em sala de aula. As marcas causadas pelo abuso sexual são profundas e podem ser devastadoras. Se pensarmos que “tudo começa na infância” esse “tudo” pode definir o modo de agir, mudar a vida, significar muito. O Abuso sexual tende a estragar tudo o que era perfeito.
_______
MELNIK, Mara Xavier; LUNAS, Neide Rute Alves. Chá de Bonecas e Encontro de Heróis – Projeto de Prevenção ao Abuso Sexual Infantil – Curitiba, PR: A.D. SANTOS EDITORA, 2018. 136 p.

Nenhum comentário: