terça-feira, 17 de agosto de 2021

UM SUMO SACERDOTE MISERICORDIOSO E FIEL: ESTUDOS NO LIVRO DE HEBREUS [Resenha 067/21]


O livro bíblico de Hebreus foi escrito para exaltar a grandeza de nosso Salvador e a importância do evangelho de Jesus Cristo.

Em Um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel, o pastor Martyn Lloyd-Jones revela as riquezas e as belezas da mensagem do evangelho que encontramos ao longo desse livro bíblico singular.

Em dezenove sermões repletos de exemplos e ilustrações que continuam pertinentes mesmo para os dias de hoje, o autor relaciona com perfeição as verdades encontradas no livro de Hebreus com o escopo mais amplo da Palavra de Deus, ao mesmo tempo que nos exorta a vivermos segundo a verdade do evangelho. Entre esses sermões estão: A autoridade do evangelho, O propósito da vinda de Cristo, Duas visões, dois destinos, Povo próprio de Deus e Evitando o juízo vindouro.

A pregação de Lloyd-Jones era fundamentada em uma leitura profunda do texto bíblico e em rico academicismo, mas ainda assim era acessível a todos: estimulava os afetos e transformava o coração.

O autor escreve:

“Ora, o autor estava se dirigindo a pessoas cristãs — todas as epístolas foram escritas para cristãos, para membros de igrejas — e, no entanto, ele os exorta a dedicar a mais profunda atenção às coisas que ouviram. O problema era que essas pessoas acreditavam no evangelho, mas viviam em um mundo difícil. Estavam sofrendo perseguição, passando fome e tendo de suportar todo tipo de coisa, e alguns estavam começando a vacilar. Eles não haviam perdido a fé, mas alguns estavam ficando abalados, e por isso o autor os exorta a não se afastarem das coisas que ouviram e nas quais acreditavam, a não serem negligentes em relação a elas. Sua mensagem, repito, era dirigida principalmente aos cristãos hebreus, mas é justo deduzir que, se era importante para os crentes se apegarem a essas coisas, quão mais importante não era para aqueles que não criam. Se aqueles que creem são capazes de abandoná-las, se essa é uma possibilidade, em que situação se encontram aqueles que nunca creram? Portanto, toda a exortação que o autor faz aos crentes é ainda mais crucial para aqueles que não são crentes, que não se tornaram cristãos.”
_____
LLOYD-JONES, Martin. Um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel: Estudos no livro de Hebreus. São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 2020. 224p.


 

Nenhum comentário: