quinta-feira, 29 de julho de 2021

PANORAMA HISTÓRICO DE ISRAEL PARA ESTUDANTES DA BÍBLIA [Resenha 057/21]


Escrever a história de Israel é uma tarefa fora do comum. Quem se lança a esta dura empreitada logo vai enfrentar o desafio de perguntas importantes e difíceis, quando não impossíveis de serem respondidas, que vão surgindo no decorrer do trabalho. As dificuldades já aparecem no momento em que se procura definir o significado do próprio termo “Israel” e delimitar a época de seu surgimento e de seu desaparecimento. Parece simples, mas apontar com certa margem de exatidão o nascimento de Israel e deixar claro o que este termo exprime é algo muito complicado. Afinal, a própria palavra Israel, na Bíblia, é utilizada com, pelo menos, nove sentidos diferentes.

A tarefa de apresentar um panorama histórico para estudantes da Bíblia, como é o caso neste trabalho, também não é simples. Não é fácil decidir, entre tanta riqueza de detalhes, o que deve constar e o que deve ficar de fora do relato. Contudo, dentro do possível, aqui serão abordados, de forma geral e resumida, todos os pontos que sejam indispensáveis para ajudar o leitor a ter uma compreensão mais clara dos acontecimentos narrados na Bíblia. Minúcias que dizem res- peito a acontecimentos paralelos e nações vizinhas, ainda que importantes, serão evitados ao máximo, mas, havendo interesse, poderão ser encontrados na bibliografia apresentada.

Como a história de Israel, da mesma forma que a de outros povos, não surge em um vácuo, para que haja uma melhor compreensão dos seus inícios, a primeira parte deste panorama estará apresentando uma análise do que pode ser chamado de “Pré-História de Israel”, o período que está ligado a Israel mas que ainda não faz parte dele, pois este povo, ou nação, não existia naquela época. Nela será visto como estava se desenvolvendo a vida social em Canaã, Egito e Mesopotâmia, locais extremamente importantes na história bíblica, antes e durante a existência dos chamados, na atualidade, “Patriarcas”, os antepassados de Israel.

Em seguida, o relato estará apresentando como que a nação foi formada. Feito isto, seguirá em uma ordem cronológica que passará pela conquista de Canaã, o chamado Período dos Juízes, os primórdios da monarquia, a divisão do reino e o desenvolvimento individual de cada uma das partes, Reino do Norte, Israel, e Reino do Sul, Judá, desde os seus primeiros passos até o desaparecimento como estados independentes, conquistados, respectivamente, pela Assíria e Babilônia.

Também será visto, na sequência, como foi a vida do povo cativo na Babilônia e, logo após, como aconteceu o retorno para Judá e como se desenvolveu a comunidade pós-exílica, debaixo do poderio persa, grego e romano, com o breve intervalo de independência na época dos Macabeus. No decorrer do texto algumas passagens bíblicas serão apresentadas. Sempre que isto ocorrer, estará sendo utilizada a Edição Revista e Atualizada no Brasil, traduzida em português por João Ferreira de Almeida, e publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil em 1969. Quando aparecer alguma citação bíblica na língua hebraica ela estará sendo feita da Bíblia Hebraica Stuttgartensia.

Para ajudar quem se interessa por textos bíblicos específicos e personagens e temas que envolvem a Bíblia, também foi preparado e colocado no final do livro um apêndice com um índice de nomes e temas e outro com os textos bíblicos que são citados ou utilizados na obra.[1]
_____
GUSSO, Antônio Renato. Panorama Histórico de Israel para Estudantes da Bíblia. Curitiba, PB: AD Santos Editora, 2021. 6ª Edição. 254 p


[1] Este texto trata-se da introdução deste livro na íntegra.

Nenhum comentário: