quarta-feira, 28 de julho de 2021

OS SALMOS COMO LOUVOR CRISTÃO: UM COMENTÁRIO HISTÓRICO [Resenha 056/21]


Temos aqui o terceiro volume da Trilogia sobre o Livro de Salmos. O primeiro volume é sobre “Os Salmos na adoração cristã”, em seguida, no segundo comentário “Os Salmos como lamento cristão” e, agora, no terceiro, é sobre “Os Salmos como louvor cristão”.

Antes de ouvir a voz inspirada do salmista e a voz de fé da Igreja em resposta é introduzida uma coletânea de escritos como reflexão sobre o louvor, tentando responder questões como “por que louvar a Deus?” e “como louvá-lo?” A luz de sua santidade imaculada, os autores estão profundamente conscientes de nossos lábios impuros; no entanto, estamos de todo persuadidos de que a morte de Cristo e o espírito de purificação são a cura dupla para salvar-nos da ira e nos tornar puro.

Os comentaristas afirmam que: “Nossa meta nos três comentários sobre o livro de Salmos é edificar a igreja pela audição da voz do salmista mediante exegese cuidadosa da coletânea de escritos e pela audição da voz da igreja em resposta. Com o termo “edificar” desejamos acrescentar substância à fé, fervor à virtude, convicção à confissão; e que a igreja seja fortalecida na fidelidade, em especial neste tempo de perseguição em muitas regiões do mundo e da apostasia do Ocidente.

A essência do saltério é o louvor, mas considerando que muitos salmos são inteiramente cânticos de louvor, o foco deste livro é em subespécies dos salmos de louvor: os que proclamam o “Eu Sou reina”. Todo o foco desse Livro é no volume IV do saltério (Sl 90-106); a saber, os Salmos 90-100 (exceto o Salmo 94 de lamento) e os Salmos 103-104.

Os Salmos são uma inspiração para todo meio cristão, e no livro "Os salmos como louvor cristão", Bruce K. Waltke e James M.Houston percorreram esse universo explicando o conceito base de todos eles. Tudo isso é essencial para a vida cristã, então se você é um cristão, e tem desejo de ir mais profundo na adoração, esse livro é para você.
_____
WALTKE, Bruce K. HOUSTON, James M. Os Salmos como louvor cristão: Um comentário histórico. São Paulo, SP: Shedd Publicações, 2020. 352p.

Nenhum comentário: