quarta-feira, 14 de julho de 2021

A VOZ DO POVO E A VOZ DE DEUS: COMO JESUS CONTRADIZ OU CONFIRMA A SABEDORIA POPULAR [Resenha 050/21]


A cultura brasileira é rica em todas as suas manifestações, o que nos confere uma identidade única entre os povos. A sabedoria popular, um conhecimento transmitido por gerações, merece papel de destaque ao buscar oferecer explicações para fatos corriqueiros e complexos do cotidiano.

O ser humano começa seu aprendizado de vida por imitação e vai se moldando de acordo com os que o cercam. A cultura à nossa volta procura nos moldar, mas a sabedoria popular, ainda que tenha seu valor, não é a instrutora mais adequada para a nossa vida. Carecemos de modelos sólidos, eternos, e Jesus é o melhor padrão de como devemos viver. Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6).

Não nascemos com todas as respostas. Talvez seja até mais verdadeiro dizer que nascemos sem conhecer nada e, a partir daí, surgem muitas perguntas. Por isso, olhar para Jesus é essencial se queremos alcançar uma vida plena e abundante. Ele precisa ser nossa inspiração, nosso exemplo, nossa maior paixão e a pedra fundamental de nossa formação.

Na Bíblia, também merece destaque a sabedoria. Mas não a popular. Aqueles que seguem as Escrituras reconhecem a sabedoria bíblica como fonte inesgotável de conhecimento para lidar com as pressões da vida. E sabemos que, quanto mais o evangelho estiver encarnado em seu povo, mais se fará presente na sociedade.

O objetivo deste livro é confrontar a sabedoria que vem de Jesus com a sabedoria que vem da cultura, por meio de seus ditados e provérbios. Por vezes haverá concordância entre a sabedoria de Jesus e a sabedoria popular; por vezes, haverá necessidade de ressalvas; por vezes, o contraponto será total. Mas trata-se, a meu ver, de uma rica possibilidade didática de buscar o propósito maior de nossa vida, que é alcançar a semelhança com Cristo.

É nesse diálogo respeitoso entre a sabedoria bíblica e a sabedoria popular que se insere A voz do povo e a voz de Deus. Ágatha Heap analisa vinte ditos populares à luz das Escrituras, o que faz deste livro uma ferramenta de grande valia para uma discussão saudável sobre fé e cultura. Em quais há concordância, discordância ou eventuais ressalvas é o que você descobrirá nesta obra surpreendente.
_____________
HEAP, Ágatha Cristian. A voz do povo e a voz de Deus: como Jesus contradiz ou confirma a sabedoria popular. São Paulo: Mundo Cristão, 2021.

Nenhum comentário: