sexta-feira, 23 de julho de 2021

DOMINE O PODER DA TENSÃO: PARA ESTICAR SEM QUEBRAR [Resenha 054/21]


O ambiente de trabalho empresta especial significado na vida das pessoas. Construímos laços que se expandem para vários aspectos da nossa existência, os reflexos podem ser positivos ou negativos. Cuidar do clima, propiciar desafios, construir relações de confiança e desenvolver habilidades. Nesses ambientes a tensão é o combustível que move profissionais diferenciados. Não se trata de coação, agressão, ou falta de tranquilidade. Trata-se harmonia, instigada pela tensão, protegida pela educação e bom senso! Calmaria em excesso causa acomodação, desânimo e monotonia.

Neste livro, Sam Chand, consultor internacional de liderança, examina a tensão quando ela surge e quando se interpõe nos negócios, na comunidade eclesiástica e na família. Ao contrário do que muita gente pensa, o autor afirma que a presença da tensão não é uma deficiência e nem representa uma ameaça. Não é um problema a ser resolvido, mas uma força a ser usada.

Sam Chand diz que a “palavra “tensão” deriva da palavra latina tendere, que significa esticar. Não há problema em ser esticado na carreira profissional, na educação dos filhos, no ministério ou na liderança. Sem tensão estagnamos e paramos de amadurecer. Na verdade, poderíamos até dizer que a tensão é inevitável e, em muitos casos, desejável na vida e na liderança.

Interessante, que não é só o autor deste livro que ver a tensão desta forma. Vicente Gomes, colunista da Revista Exame, escreveu: A tensão é a canalização de energia necessária para que o sistema se transforme para um estado melhor e mais potente. Não adianta lutar contra as tensões, já que isso só gera estresse, desgaste ou adiamento da evolução que quer emergir!

O livro está dividido em 10 capítulos, fundamentados em experiência e princípios bíblicos que nos levará a um nível de maturidade que nos faz aceitar a tensão como uma realidade de vida e adquirimos confiança e clareza mental ao depararmos com ela. Desta forma, tornamo-nos mais sábios e mais acessíveis. Assim, sentiremos menos pressão para solucionar os problemas e menos forçado a resolvê-los completamente e com rapidez.

No final de cada capítulo, você encontrará algumas perguntas para reflexão e um exercício de aplicação. O desafio após é a leitura é: Aceitar a tensão, resolver a tensão e usar a tensão como instrumento de crescimento e maturidade.
_____
CHAND, Samuel R. Domine o poder da tensão: para esticar sem quebrar. São Paulo, SP: Editora Hábito, 2021.

Nenhum comentário: