Mas, o que é Margem? Margem refere-se ao espaço situado no contorno de uma página no qual não há nenhum texto. A página que você está lendo tem margens em cima, embaixo e nas laterais. Se palavras se estendessem de cima a baixo e até os limites laterais, não haveria margem alguma. Swenson vê alguma semelhança em nossa vida. Nós acrescentamos tanta coisa em nossa agenda que não temos nenhuma "margem", nenhum espaço para o lazer, para o descanso, para Deus e para nossa saúde.
O que significa a falta de MARGEM? O autor escreve: “ Falta de margem é chegar trinta minutos atrasado ao médico porque saiu do banco vinte minutos atrasado porque deixou as crianças na escola dez minutos atrasadas porque o seu carro ficou sem combustível a duas quadras do posto de gasolina - e você esqueceu a sua carteira. Falta de margem é alguém pedir que você carregue uma carga com cinco quilos a mais do que você pode suportar. Falta de margem é não ter tempo de terminar aquele livro que você está lendo sobre estresse. Falta de margem é fatiga, é a pressa, é a ansiedade, é a doença do novo milênio".
Tem cura? O autor responde: “É claro que sim. Porém, o tipo de saúde do qual estou falando raramente será encontrado no “progresso” ou no “sucesso”. Por essa razão, não sei quantos estão dispostos a conquistar a cura. Mas pelo menos todos nós merecemos a chance de entender a doença.
Além da introdução “vivendo sem margem”, o livro possui 15 capítulos divididos em três partes: [1] O problema: Dor; [2] A prescrição: Margem; [3] O Prognóstico: Saúde. O Dr. Swenson traz uma mensagem extremamente necessária de que menos pode ser mais. “Margem, é ter fôlego de sobra no topo da escadaria, dinheiro sobrando no final do mês, e saúde mental ao final da adolescência.”
_____
SWENSON, Richard. Margem: Restaurando as reservas emocionais, físicas, financeiras e de tempo em uma vida sobrecarregada. Rio de Janeiro, RJ: Editora Lan, 2020. 225p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário