quinta-feira, 1 de agosto de 2019

40 DIAS COM OS VINGADORES [Resenha]


MEDEIROS, Eduardo. 40 dias com os vingadores. São Paulo, SP: Editora 1005 Cristão, 2019.


PREFÁCIO – Richarde Guerra

Eles foram chamados em seu lançamento de “Os Heróis mais poderosos da Terra” – e o mais interessante é que o grande poder deles não era a força, a inteligência ou a capacidade de ficarem gigantes. O poder deles se manifestava não nas habilidades individuais das quais cada um poderia desenvolver, mas a novidade era a descoberta de que poderiam fazer ainda melhor juntos. Os vingadores nasceram de uma grande crise que exigiu um esforço conjunto de unidade e estratégia – para quem não sabe, quem batizou a equipe foi a mais singela integrante, a Vespa. Com o passar do tempo, essa equipe de desajustados foi perdendo e ganhando integrantes, mas sempre ensinando a mesma lição: somos tão fortes enquanto formos unidos. A equipe criada por Stan Lee e Jack Kirby até hoje fez o imaginário de varias gerações, e cada pessoa desenvolveu um afeto pelo seu integrante favorito: o arrogante Tony Stark, ou o deslocado Steve Rogers, e até mesmo o impulsivo Thor. Mas o que faz a alegria da galera é no momento em que a coisa fica feia, e eles tem que colocar suas diferenças de lado para juntos salvarem o mundo mais uma vez. É inegável o potencial que esta mitologia moderna tem de nos inspirar e refletir sobre verdades da palavra. E ninguém melhor que meu precioso colega de escrita Eduardo Medeiros, autor do Best-seller “Devocional Pop”, para explorar todo potencial temático que esta neste devocional em suas mãos. Aqui você vai ter a rara oportunidade de experimentar as verdades eternas aliadas aos seus heróis favoritos da casa das ideias. A partir de suas qualidades e defeitos, vamos aprender o que a Palavra fala a respeito de cada um deles, para cada um de nós. A minha oração é que o Senhor Jesus possa falar muito com você durante esses quarenta dias de aventuras e descobertas.


PROPÓSITO - Eduardo Medeiros (Autor)

O autor deste magnifico devocional apresenta três argumentos para mostrar a importância e propósito.

O propósito central deste Devocional é trazer ao leitor, diferentes assuntos da teologia prática e da vida cristã ao longo de sua prática devocional. A ênfase da teologia que envolve cada dia de estudo é a interdenominacional. Ou seja, não consideramos a doutrina ou privilegiamos determinada denominação cristã, mas construímos um texto que pode ser utilizado tanto por protestantes reformados, quanto por pentecostais. Esta experiência surgiu ao longo dos últimos anos de trabalho como professor de teologia para cursos que atendem todas as denominações protestantes, e até mesmo lecionando para alunos não cristãos dessas instituições.

Utilizamos diferentes autores e materiais para construir os 40 textos que compõem este Devocional e a nossa expectativa é que você mergulhe nestes textos com a mesma intensidade que nós mergulhamos quando escrevemos. Embora todos os textos tenham início, meio e fim, o conjunto desta obra aponta para a Soberania de Deus sobre a humanidade, que deve aproveitara graça que lhe foi dada através do sacrifício, morte e ressurreição de Jesus Cristo com responsabilidade. Devemos compartilhar estas boas notícias com todas as pessoas com as quais tivermos uma oportunidade! Por causa Dele, temos a possibilidade da vida eterna e, por isso, doemos lutar todos os dias de nossa vida, levando outros a este encontro por meio do arrependimento genuíno de pecados.

Esta obra está pautada em três premissas básicas, mas muito importantes no contexto bíblico, e explicaremos rapidamente a respeito de cada uma delas.


1. O PAPEL DA CULTURA SECULAR NO REINO DE DEUS

No Novo Testamento temos um interessante diálogo entre o apóstolo Paulo e os intelectuais gregos, no Areópago em Atenas: “Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição; AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio” Atos 17:22-23.

Paulo passa um período em Atenas aguardando pela chegada de Silas e Timóteo, que haviam permanecido em Beréia. Ele fica indignado com a idolatria na cidade e, no texto acima, descobre que um dos deuses do panteão grego poderia ser usado para pregar o Evangelho de Cristo. Através de um elemento da cultura local, o apóstolo atingiu o cerne da mensagem da Salvação para aquele povo. O final da sua pregação mostra que, embora alguns tenham zombado dele. outros ficaram intrigados com sua metodologia e desejaram ouvir a Paulo mais uma vez.

Por muitas décadas, os cristãos entregaram o controle, o domínio e o governo de diversas áreas da sociedade ao nosso inimigo. Uma frase típica que ouvimos por muito tempo era que “a política, o dinheiro e a TV são do diabo", demonstrando uma tendência que predominou na igreja brasileira até pouco tempo atrás. Hoje percebemos o resultado deste desinteresse ou falta de entendimento de que o Reino de Deus é muito mais amplo do que as paredes de nossas igrejas locais. A política mergulhada em um caos moral, a programação televisiva transmitindo princípios contrários à Palavra de Deus, e o medo de que os jovens se desviem durante a faculdade levou às posições de influência e cargos de chefia as pessoas que não entendem sobre sabedoria bíblica para liderar pessoas.

Graças a Deus este cenário está mudando, pois temos visto em nosso presente tempo diversos movimentos surgindo, caminhando na contramão deste pensamento. Jovens entendendo que seu chamado é muito maior do que apenas serem salvos da condenação eterna, mas que devem fazer a diferença em sua faculdade trabalho e família. É tempo de restabelecer senhorio de Cristo em nossa sociedade com inteligência e sabedoria. E não mais através de palavras, mas de atitudes que representem o Reino pelo qual trabalhamos como embaixadores.

Acredito ser importante aproximar o Evangelho da sociedade em que estamos inseridos, sem abrir mão dos princípios bíblicos. Esse é um exercício que demanda criatividade e pesquisa, pois é necessário procurar entender o tempo e á cultura em que vivemos. Este livro é uma tentativa de mostrar a possibilidade de aliar aquilo que as pessoas consomem como entretenimento, mas aplicando princípios do Reino Deus. A Cultura não precisa ser inimiga da igreja, quando utilizada em nosso favor com critérios.


2. METODOLOGIA DE ENSINO DE CRISTO

O segundo preceito diz respeito a um recurso didático muito utilizado por Jesus Cristo em Seu ministério terreno, as Parábolas. Gosto muito de uma definição que ouvi certa vez a respeito: ao usarmos uma parábola ou uma alegoria, trazemos conceitos complexos do Reino de Deus para perto das pessoas. Eu separei alguns textos que mostram a importância que Ele dava a estas práticas: “Jesus falou todas estas coisas a multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola” (Mateus 13:34); “Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino” (Marcos 4:2); “Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber” (Marcos 4:33).

A sociedade de Jesus no século I era essencialmente agropastoril, portanto, os trabalhadores estavam acostumados a lidar com o campo e com os animais. Cristo os ensinava com elementos que qualquer um dos lavradores, pastores e pescadores conheciam. Por exemplo, uma ovelha perdida, um grão de mostarda, uma moeda, entre outros. Concordo com a premissa de que quanto mais sábio um ser humano é, mais ele consegue traduzir o que precisa ensinar através das mais diversas estratégias, de maneira a ser entendido por aqueles que o ouvem ou leem. Jesus é a Sabedoria encarnada, por isso sua estratégia de ensino era tão eficiente.

Muitos jovens de nossos dias não conhecem um grão de mostarda ou quanto valeria um talento, mas com certeza conhecem o Capitão América, o Homem de Ferro ou o Hulk. Partindo desta ideia, procuramos atualizar o conceito das parábolas para a realidade da juventude do século XXI.

Desta forma, utilizamos o mesmo recurso didático que o Mestre usou, escrevendo parábolas contemporâneas para oferecer uma nova roupagem aos textos bíblicos.


3. APRENDIZAGEM DO LEITOR

Alguém disse certa vez que o ignorante aprende errado, o inteligente com os próprios erros e o sábio com os erros dos outros. Neste sentido tudo em nossa vida é um grande aprendizado. Podemos aprender bons princípios com heróis e podemos aprender o que não devemos fazer quando observamos a conduta dos vilões. De uma maneira, ou de outra, estamos aprendendo.

Esta maneira de enxergar a vida como um grande aprendizado é simplesmente libertadora, pois entendemos que tudo em nossa vida acontece com um propósito de levar ao crescimento e ao amadurecimento. Por Isso, melhor do que excluir ás experiências negativas que tivermos ao longo de nossa caminhada, devemos aprender com elas e seguir em frente, pois conforme o autor de Eclesiastes: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” Eclesiastes3:1.


Estes três elementos: O Papel da Cultura Secular no Reino de Deus, a Metodologia de Ensino de Jesus e a possibilidade de Aprender com diferentes experiências, explicam o mecanismo teórico no qual nos baseamos para a escrita deste livro.

Minha oração é que você encontre muito mais que histórias nas página [deste livro], mas ferramentas úteis para uso em sua vida cristã. Aplique cada texto em sua vida, para que você não se reconheça mais ao término desta leitura, por causa da transformação de vida que você experimentará nestes 40 dias. Espero que você esteja preparado ou preparada para a jornada que se inicia diante de seus olhos! Que ao término deste livro, quando nos reencontrarmos daqui a 40 dias, você esteja diferente, através da transformação e renovação da sua mente. “Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).


O CONTEÚDO

Dia 1 – Capitão América
Dia 2 – Homem de Ferro
Dia 3 – Hulk
Dia 4 – Thor
Dia 5 – Viúva Negra
Dia 6 – Gavião Arqueiro
Dia 7 – Pantera Negra
Dia 8 – Nick Fury
Dia 9 – Homem Aranha
Dia 10 – Doutor Estranho
Dia 11 – Mercúrio
Dia 12 – Feiticeira Escarlate
Dia 13 – Visão
Dia 14 – Homem Formiga
Dia 15 – Vespa
Dia 16 – Maquina de Combate
Dia 17 – Falcão
Dia 18 – Capitã Marvel
Dia 19 – Soldado Invernal
Dia 20 – Agente Coulson
Dia 21 – Senhor das Estrelas
Dia 22 – Groot
Dia 23 – Drax
Dia 24 – Mantis
Dia 25 – Gamora
Dia 26 – Nebulosa
Dia 27 – Rocket
Dia 28 – Heimdall
Dia 29 – Valquíria
Dia 30 – Korg
Dia 31 – Pepper Potts
Dia 32 – Shuri
Dia 33 – Hidra
Dia 34 – Caveira Vermelha
Dia 35 – Hela
Dia 36 – Ronan, o acusador
Dia 37 – Loki
Dia 38 – Ultron
Dia 39 – Thanos
Dia 40 – Stan Lee

No final do temos o que o autor chamou de “Dossiê Vingadores”. Esse dossiê traz as seguintes informações: Os criadores do personagem, quando foram que os mesmos apareceram nos quadrinhos, qual o nome verdadeiro, a religião, as armas que utilizam e quais os poderes e habilidades. Como trata-se de um arquivo ultrassecreto, você vai ter que comprar o livro para saber tudo sobre o seu herói ou vilão preferido.

Clica na imagem acima e adquira já o seu Devocional.


Nenhum comentário: