domingo, 4 de setembro de 2022

PENTECOSTALISMO & SOCIEDADE: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO [Resenha 080/2022]


O LIVRO: Os organizadores afirmam que a ideia deste livro surgiu durante a pandemia da Covid-19, provocado pelas transformações sociais e teológicas, provocando novos fenômenos no campo da religião. Questionamentos feitos por fiéis, a acentuação da nova e dependente relação entre religião e tecnologia, o protagonismo das mídias sociais e uma busca por inovação da parte de igrejas para manter seu vínculo com a comunidade de fé. Simultaneamente, a tensão na esfera pública entre religião e Política.

Na sinopse, lemos que “É assim que este livro se apresenta: como a continuidade de uma caminhada conjunta em torno de ideias. Nasce como um diálogo denso e atualizado em torno de uma das mais complexas temáticas brasileiras na atualidade. Lidar com o tema do pentecostalismo sem cair em reducionismos e estereótipos requer densidade teórica e senso crítico aguçado, e esta é definitivamente a grande contribuição desta obra. [Dra. Suzana Ramos Coutinho]

OS TEXTOS: (1) Os textos foram preparados para o leitor partindo de um envolvimento orgânico e amistoso com os autores e autoras. Troca de ideias e diálogos foram necessárias considerando cada especificidade das respectivas áreas de pesquisa que floresceram até chegar a esta publicação. (2) Os textos apresentam o pentecostalismo não apenas como um fenômeno sociológico, mas também como uma certa “lógica” cultural que molda a vida das sociedades e dos indivíduos.

OS AUTORES: Os autores possuem além de um alto grau de respeitabilidade e relevância acadêmica, que produziram dez artigos com diversos temas, que vai além de temas comuns do pentecostalismo, tecendo saberes acerca de sua complexidade e interfaces com a cultura, que impacta a vida, as relações familiares e comunitárias, a sociedade, a ética e a política.
__________
Pentecostalismo & Sociedade: um olhar contemporâneo. Moysés Quitério e Vinicius Almeida (Organizadores). São Paulo, SP: Editora Recriar. 2022.

Disponível na
Editora Recriar
Amazon

Nenhum comentário: