domingo, 28 de agosto de 2022

A VERDADEIRA BATALHA ESPIRITUAL: VENCENDO MITOS, ABSURDOS E EXAGEROS COM A SÃ DOUTRINA BÍBLICA [Resenha 079/2022]


Sem dúvidas, uma das doutrinas que mais sofreram especulações, especialmente entre os anos de 1990 e 2010, foi a da batalha espiritual. Alguns supostos “especialistas” do tema até então criaram uma estranha e supersticiosa teologia tendo por base muitas das suas experiências pessoais e suas interpretações, muitas delas chamadas de “revelações” originárias de relatos de libertação espiritual de pessoas ou grupos. Mas, ao mesmo tempo, com uma frágil exegese das Escrituras, tornando-a uma teologia mais especulativa do que bíblica.

Apesar disso, indubitavelmente, a igreja de Cristo está numa intensa e crescente guerra espiritual. Esse é um fato biblicamente incontestável (Ef 6.10-12), porém, o desafio é entender o tema à luz das Escrituras. Isso é fundamental para que não se perca tempo e energias em vão. 

A oposição espiritual é parte de uma cosmovisão bíblica. O presidente do Puritan Reformed Theological Seminary, Joel Beeke, definiu a “guerra espiritual como sendo a contínua batalha contra inimigos invisíveis, que se opõem à causa e ao Reino de Cristo. Lutamos contra o poderoso, invisível, inumerável exército de Satanás. A luta é um conflito espiritual muito próximo. É intenso e de grande esforço”. A guerra espiritual na perspectiva bíblica não visa dar mais atenção ao diabo ou jogar holofotes em seus caminhos e obras malignas, mas está relacionada ao que Deus deseja realizar por meio da sua igreja.

Em sete capitulo, o autor traz a perspectiva correta, aprofundada e bíblica sobre batalha espiritual, lembrando-nos no decorrer da leitura, de nossa identidade e missão como igreja. Em tempos em que o mal se alastra e busca brechas em todos os ambientes e situações, entendermos nossa responsabilidade como igreja e nos posicionarmos a partir da voz do General Jesus nos garante triunfo.
_____
SCHALITT, André. A verdadeira batalha espiritual: Vencendo mitos, absurdos e exageros com a sã doutrina bíblica. Rio de Janeiro, RJ: GodBooks, 2022.

Disponível no Amazon

Nenhum comentário: