sábado, 9 de abril de 2022

NOSSOS DEUSES SÃO SUPER-HERÓIS: A HISTÓRIA SECRETA DOS SUPER-HERÓIS DAS REVISTAS EM QUADRINHOS [Resenha 037/2022]


Uma das grandes inovações norte-americanas do século 20 — além das revistas em quadrinhos e dos super-heróis - é a santidade da infância. Incontáveis bilhões de dólares são gastos para tornar a infância moderna uma Disneylândia de indulgência e deleite, 24 horas por dia, sete dias por semana. Pode-se dizer que esse mito da infância é a única coisa que ainda tentamos preservar como algo sagrado em nossa sociedade desumanizada e mercantilista.

Com prefácio de Álvaro Moya e ilustrações de Joseph Michael Linsner, “Nossos Deuses são Super-Heróis” é uma história secreta peculiar que identifica as raízes esotéricas de diversas histórias em quadrinhos. O escritor Christopher Knowles acertou na mosca ao captar um tema recorrente, mas não principal nos livros sobre Comics. Ligou os deuses do Olimpo dos quadrinhos com o nascer de mitos e religiões, sociedades secretas, trabalhos clássicos, culturas milenares, verdades e mentiras que atravessaram os séculos. Os heróis como Messias. Salvadores.

Além de trabalhar as questões esotéricas, o autor explora a filosofia e arte de Nietzsche, Aleister Crowley, Houdini, e luminares da literatura como Poe, Conan Doyle, Julio Verne, H. G. Wells e Bram Stoker. Passa também pelos pulps, revistas baratas em papel de má qualidade, aos policiais hard boiled criados por Dashiell Hammett, Tarzan, Doc Savage, O Sombra; e à ficção científica das revistas Amazing Stories e Weird Tales, onde pululam Edgar Rice Burroughs, Sax Rohmer, Robert E. Howard e o genial H. P. Lovercraft. No final, o livro destaca Alex Ross, Frank Miller, Alan Moore, Neil Gaiman, Stan Lee.

Neste livro, descobrimos que o deus de Christopher Knowles é Jack Kirby (1917-1994) foi um dos principais responsáveis pela criação do chamado Universo Marvel. Na apresentação ele escreve: “Mas quero dedicar este livro ao homem que, mais do que qualquer outro, acreditou em nossos novos deuses e inspirou gerações de criadores e fãs a ir alem dos limites e imperfeições da existência humana. Se nós, como raça, um dia atingirmos nossa apoteose, será em grande parte graças a visão e a inspiração de Jack Kirby. Este livro e para você, Jack”.

Portanto, este livro explica como os super-heróis vieram ocupar, em nossa sociedade moderna, o papel que os deuses e semideuses representavam para os antigos. Ele traça uma linha entre escolas esotéricos e magos que desempenharam um papel vital no desenvolvimento de fenômenos sociais como os filmes do Batman ou dos X-Men, ou séries de TV como Heroes e Smallville.

Aqui, pela primeira vez, o estudioso e autor de quadrinhos Christopher Knowles ergue o véu que encobre o intricado vínculo entre super-heróis e o mundo encantado da magia e do misticismo.
_______
KNOWLES, Christopher. Nossos deuses são super-heróis: a historia secreta dos super-heróis das revistas em quadrinhos. São Paulo, SP: Cultrix. 2008.

Nenhum comentário: