terça-feira, 19 de abril de 2022

E AÍ, MEDO? DIGA ADEUS A ZONA DE CONFORTO E ATINJA SEU POTENCIAL MÁXIMO [Resenha 041/2022]


Entre nossos sempre crescentes problemas, medo e ansiedade ocupam um lugar de destaque. Essas são questões humanas por excelência. Não são bem problemas que ocasionalmente nos prendem, mas características frequentes da vida cotidiana que podem ser tanto silenciosas em segundo plano quanto barulhentas e dominantes no primeiro plano. Nesta era, eles vêm anexados à nossa humanidade. Eles dizem que nós somos impotentes e fracos, que há problemas pela frente, coisas que amamos estão em risco e não há muito que possamos fazer a respeito.

Mas, a pergunta é: como lidar e o que fazer com o medo? Neste livro, a autora conta como o temor a impediu de viver coisas incríveis ao longo de muitos anos. Com objetivo de inspirar outras pessoas a saírem da zona de conforto, ela explica que o segredo não é ser destemido, e, sim, corajoso. Afinal, a coragem não é a ausência de medo, mas um modo de lidar com ele. “Não queremos eliminar o medo, ele é nosso aliado, existe para nos manter vivos. Mas, quando os enfrentamos, permitimos que surjam outras emoções. Quando mudamos nossa relação com o medo, acabamos transformando nossa atitude com a própria vida”, compartilha a escritora.

Com uma escrita bem-humorada e intimista, com uma editoração gráfica cheia de cores e gráficos, o livro é um verdadeiro guia para aqueles que desejam viver com coragem. Composto por dez capítulos, que podem ser lidos na ordem que desejar, Michelle apresenta ferramentas comportamentais, emocionais e cognitivas para desenvolver a determinação e enfrentar o que cada um mais teme.

A minha conclusão sobre este livro é que podemos desejar que todos os nossos medos desapareçam, mas eles, é claro, como lembra a autora, precisamos lidar e mudar a nossa relação com ele, pois a independência é um mito mortal. O medo é um alarme crítico que nos avisa do perigo. Sem ele, somos deficientes no nosso crescimento em sabedoria porque a sabedoria precisa discriminar o que é bom e seguro daquilo que é mau e mortal.

E aí medo? Diga adeus a zona de conforto e atinja seu potencial máximo é para ser lido e relido, pois está cheio de testemunho de alguém que enfrentou seus medos e se tornou muito bem sucedida nos seus intentos. Crescer, avançar e assumir é lema.
________
POLER, Michelle. E aí Medo? Diga adeus a zona de conforto e atinja seu potencial máximo. São Paulo, SP: Editora Hábito, 2022.

Disponível nos formatos físico e e-book: Editora Hábito e Amazon

Nenhum comentário: