terça-feira, 26 de abril de 2022

MESSI: O GÊNIO COMPLETO [Resenha 043/2022]


O FUTEBOL É ESTRANHO: é uma coisa que só existe para que o enxerguemos, e fora do campo, caprichosamente opaco. Na realidade, passamos uma grande quantidade de horas da nossa vida analisando a esses senhores, a respeito dos quais não sabemos nada: nada além do que fazem com os pés e muito pouco com a cabeça. A respeito de Messi, menos ainda. Messi sempre foi um mistério: o mistério mais conhecido do planeta. Messi já está há mais de quinze anos debaixo de intensos holofotes: desde que completou seus 18 anos, milhões de pessoas o acompanham sem parar. No entanto, ainda não sabemos quem ele é.

Este livro de Ariel Senosiain percorre as maneiras, os momentos, os mistérios, as razões: como o maior jogador da história brigou contra a história.

“Messi, o gênio completo” usa — com requinte; elegância, travessura — o atrativo do que é extraordinário. E nos relembra, sobretudo, como são comuns as histórias extraordinárias, e vice-versa. O gênio completo transborda de pequenas coisas: é o trabalho de alguém que queria conhecer uma pequena parte dessa pequena grande história que é a vida do melhor jogador do mundo; o autor investigou e investigou mais, e narra com encanto. O gênio é daqueles livros que dá vontade de citar por inteiro: cheio de dados, relatos e situações ao redor do futebol.

O experiente jornalista Ariel Senosiain, como resultado de 68 entrevistas, incluindo as entrevistas com o próprio pai de Messi, o treinador Alejandro Sabella e o ex-presidente da FIFA Sepp Blatter - traz de forma extraordinária este livro. Investigou intensamente, o que envolve dúzias de conversas e entrevistas, relatadas aqui com uma narrativa espontânea, que a faz leve e agradável, com momentos que revelam ao leitor o que ele desconhecia e que explica o que ele não entendia. “Messi, o gênio completo” é uma trajetória pelos motivos de este gênio não ter atingido aquilo que outros, menos geniais, conseguiram.
______
SENOSIAN, Ariel. Messi: o gênio completo. São Paulo, SP: Editora Hábito, 2022.

Disponível para venda: Editora Hábito e Amazon

Nenhum comentário: