terça-feira, 2 de março de 2021

O GRANDE GATSBY [Resenha 012/21]


Scott Fitzgerald foi um grande escritor, dono de um estilo inteiramente pessoal. Sua narrativa criou as fórmulas de sua época. Cada um de seus contos e romances são representações do que o autor, de certo modo, viveu. Ele descreveu aquele período de ascensão dos anos 20 no qual as festas glamourosas, eram embaladas a álcool e jazz. Cantou sua adoração ao dinheiro e revelou sua secreta admiração pelas belezas e danações que envolviam a vida dos ricos. E… deixou-nos clássicos que eternizaram os anos dourados do sonho americano.

Essa obra - O Grande Gatsby, clássico americano escrito por F. Scott Fitzgerald - retrata um período da história norte-americana conhecido como os anos dourados, em que a riqueza e o glamour pareciam estar em toda a parte. Um período emergente no qual a high society norte-americana vivenciou o luxo e o glamour de festas embaladas por grandes personalidades, regadas a álcool e muita música. E as consequências retratadas no romance servem de lição para toda e qualquer inteligência que tenha acesso a esta história narrada de modo envolvente, repleta de detalhes pitorescos, numa mágica verbal cheia de um lirismo particular.

Desde que foi lançada, em 1925, a história de Jay Gatsby tornou-se uma parábola exemplar do sonho americano. Protótipo do self-made man, Gatsby acumula grande fortuna e se torna figura lendária de uma América próspera, embalada pelo ritmo do jazz, as máquinas de Detroit e o cinema de Hollywood. Sua história de ascensão é narrada a distância por Nick Carraway, um convidado assíduo às suas festas. Carraway logo descobre a infelicidade íntima de seu "herói", que cultiva um antigo amor, até aquele momento mal resolvido, pela mulher de um milionário. A atmosfera de euforia e vazio que toma conta de O Grande Gatsby é uma das melhores imagens da geração de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), certamente seu melhor intérprete.

Além de lhe proporcionar a leitura de uma narrativa memorável, esse clássico tão pouco conhecido no Brasil lhe fará viver e conhecer, de perto, as ações e costumes de uma outra época e sociedade: os Estados Unidos da América do séc. XX.

Visando proporcionar uma experiência verdadeiramente enriquecedora, esta edição foi traduzida especialmente para os membros do Clube (portanto, inédita no Brasil) e é BILÍNGUE, para que você possa consultar o texto original e alcançar o máximo de proveito e entendimento da obra.

Além d’O Grande Gatsby, o box vem acompanhado de brindes que ajudarão você a se inserir ainda mais no universo da obra: (1) A Seleta Gatsby: coletânea de três contos de Fitzgerald relacionados à obra principal; (2) Um marcador de páginas especialmente desenvolvido na temática do clássico; (3) Um retrato do autor.
_____
FITZGERALD, F. Scott. O Grande Gatsby. Novo Hamburgo, RS: Clube de Literatura Clássica, 2020. 392p.

Nenhum comentário: