sábado, 20 de março de 2021

SALA DE AULA: REFLEXÕES DE UM JOVEM PROFESSOR SOBRE TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO [Resenha 016/21]


O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.

É importante lembrar que um bom professor não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua importância. Um professor vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança.

O livro “Sala de aula: reflexões de um jovem professor sobre teorias e práticas da educação” , apresenta a sala de aula como um espaço vivo com sua implicações, ou seja, lugar de dinâmica, de interação humana, do contato de gente pra gente que faz educação. Um dos aspectos bom, entre tantos outros, desse livro é a sua didática. Ele trabalha conceitos: o que é escola, o que é educação , o que é imaginação. É um livro cheio de indagações.

“O ser professor está relacionado com o fato de compreendermos, primeiramente, que somos como sujeito histórico. De onde viemos? Como nos formamos? Qual foi o nosso processo de educação informal e formal? Existiu alguma professora ou professor que tenha nos marcado profundamente, não como alunos, mas como humanos? Porque, veja bem, essa parte é importante: não ensinamos para aluno (no sentido de sempre serem alunos) ensinamos para gente. Gente como a gente. Gente que sente dor; que se emociona; que chora na sua aula quando alguma falha desperta gatilhos felizes e triste; gente que vai para casa com saúde daquilo que ainda nem conhece. Ensinamos para humanos”.

O livro está dividido em duas partes: Primeira parte - TEORIA, com doze capítulos com temas voltados para educação, ser e estar professor (a) . O professor como aquele tipo de aluno exemplar: esperto e errado, Escutar e ouvir, criatividade e educação na modernidade. Segunda parte – PRÁTICA, com oito capítulos que trabalha assuntos como planejamento, planos e até aulas a distância.

Neste livro, “o jovem professor, pedagogo e escritor Leonardo de Andrade reflete sobre as diferentes questões que atravessam a prática educacional, e teoriza sobre diferentes formas de ver e fazer educação.”
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ANDRADE, Leonardo de. Sala de aula: reflexões de um jovem professor sobre teorias e práticas da educação. Pelotas, RS: Editora Fugitivo Literário, 2020.

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