domingo, 21 de março de 2021

MANUAL CRISTÃO DA CULTURA POP [Resenha 019/21]


A cultura pop tem espalhado a cosmovisão pós-moderna, entrando em conflito inevitável com a cosmovisão cristã. Diariamente, toneladas e mais toneladas dessa cultura tem inundado nossas vidas, no formato de quadrinhos, séries, filmes, games e tantos outros. Nesse contexto, como identificar essas influências e utilizá-las em favor do Evangelho? Como manter a identidade cristã e consumir o entretenimento geek? E, finalmente, mas não menos importante: como ser um agente de transformação da cultura do nosso tempo, produzindo uma cultura pop cristã com relevância para a sociedade? Essas e muitas outras questões você encontrará neste livro, recheado dos conceitos básicos sobre cultura e arte, assim como a sua relação com a fé cristã (Sinopse)

Como os próprios autores afirmam, este livro não tem a pretensão de esgotar o assunto, ser um compilado acadêmico ou teológico, muito menos trazer uma abordagem definitiva. Pelo contrário, tudo nos leva a crer que, em um futuro não tão distante, deverá surgir alguma edição revisada, atualizada, corrigida e ampliada. Você sabe, neste universo freqüentemente o tempo e o espaço não são exatamente um problema.

O objetivo dessa obra é trazer algumas definições básicas que ajudarão os curiosos e ‘simpatizantes’, aqueles que têm dúvidas ou querem entender o mínimo sobre cultura pop, e ainda os que já são do ramo, mas que podem encontrar neste livro um importante apoio para “traduzir” a linguagem pop, geek ou nerd para o dialeto dos seres humanos mortais.

Sinval Filho é jornalista, teólogo e Bacharel em Comunicação Social, além de pós-graduado com MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundou como sócio a Editora 100% Cristão e, como empreendedor, teve a iniciativa inédita de criar um selo editorial focado no universo geek cristão.

Richarde Guerra, pós graduado e mestre em teologia, pastoreia uma das maiores denominações cristãs do Brasil, a Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Amante da nona arte, nerd assumido e escritor com mais e 40 livros. É autor da série evangélica com a Turma da Mônica: Devocional Turma da Mônica 1 e 2, e também do jogo Aprendendo a Bíblia com a Turma da Mônica.
_________
GUERRA, Richarde; FILHO, Sinval. Manual Cristão da cultura POP. Osasco, SP: Editora 100% Cristão, 2019.

Nenhum comentário: