segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

SUPER OCUPADO [Resenha 011/21]


Escrito por Kevin DeYoung e publicado recentemente pela Editora Fiel, Super Ocupado é um livro que considera o seu público alvo. Ele é curto e está dividido em dez capítulos pequenos, cuja leitura não leva, em média, mais do que quinze minutos. Além disso, foi sido publicado paralelamente em papel e ebook. Ou seja, é um livro para quem está ocupado.

Depois de um capítulo introdutório, que procura justificar as razões para o livro mostrando a abrangência do problema da superocupação, o capítulo dois estabelece o pano de fundo da discussão, mostrando o risco de confusão entre ocupação e fidelidade. Seu objetivo é mostrar que estar “ocupado demais não significa que você seja um cristão fiel ou frutífero. Só quer dizer que você está ocupado, como todo mundo. E como todo mundo, a sua alegria, o seu coração, a sua alma estão em perigo” (p. 35). Este é certamente um alerta atual, já que a nossa época costuma atribuir valor às pessoas pelo critério da produtividade.

Estabeleço a divisão do livro da seguinte forma: (1) Três perigos a evitar, ou seja, três perigos graves que a ocupação pode causar: estar ocupado de mais pode estragar a nossa alegria, roubar nosso coração e encobrir a podridão de nossa alma. (2) O coração do livro constitui-se de sete capítulos curtos, que oferecem sete diagnósticos para a nossa ocupação. Kevin DeYoung mostra como o orgulho pode nos tornar e manter ocupados, e como o orgulho pode se manifestar no desejo de agradar pessoas e em um desejo desmedido de possuir mais. (3) No último capítulo, Kevin fala da única coisa que precisamos, e temos que fazer. Temos que ter uma vida devocional. Orar e ler a Bíblia diariamente. A coisa mais importante da nossa vida é, segundo Jesus, que "nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor" (Mt 4:4). Precisamos desesperadamente correr para Jesus, pois num mundo onde todos vivem ocupados, cansados e fatigados, Ele é o único que pode nos dar descanso (Mt 11:28).

Super Ocupado não é um livro para quem procura um tratado de antropologia teológica, ou uma análise acadêmica do Zeitgeist contemporâneo. É um bom livro devocional, que conjuga boa percepção da vida atual com uma teologia consistente habilmente aplicada. Ele foi escrito por um pastor ocupado e, por consequência, trabalha, na maioria das vezes, com exemplos da lide pastoral diária. Contudo, porque apresenta o problema numa perspectiva centrada no evangelho, e também porque a função pastoral envolve uma multiplicidade de aspectos (relacionamento, docência, gestão) – o que permite que os exemplos sejam facilmente transpostos para as mais diferentes ocupações – o livro pode ser útil para todo cristão que esteja lidando com a superocupação.
____________
DEYOUNG, K. Super Ocupado. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2014, 144p.

Nenhum comentário: