segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ [Resenha]


Este livro abordará o tema da justificação pela fé de Abraão como um protótipo da fé cristã com base na releitura paulina de Gênesis 15.6 no capítulo 4 da Epístola aos Romanos. O estudo desse tema se fundamenta principalmente pela necessidade do entendimento da justificação no processo da salvação e como a fé de Abraão antecedeu o conceito da fé cristã antes do evento da encarnação, crucificação e ressurreição de Cristo, bem como contribui para uma aproximação sobre a aparente contradição entre a fé do Antigo Testamento e do Novo Testamento.

Na primeira parte deste livro, o autor apresenta as biografias de Abraão e Paulo. Este o apóstolo dos gentios, um ex-praticante do judaísmo que fez uma releitura de vários textos do Antigo Testamento e deixou um precioso legado para a doutrina cristã por meio de seus escritos. Aquele um dos personagens mais populares da piedade judaica. A primeira parte é concluída com a análise teológica do capítulo 4 da Epístola aos Romanos. Nesse capítulo, Paulo faz a releitura específica de Gênesis 15.6 como argumentação para defender a justificação de Abraão por meio da fé, ao contrário do que era defendido com todo afinco pelos judeus e alguns judeus cristãos, de que ele havia sido justificado pelas obras.

Na segunda parte, o autor mostra duas exegeses: Exegese do Antigo Testamento (Gn 15.6) e de Exegese do Novo Testamento (Rm 4). O autor inclui essas duas exegeses com o intuito de auxiliar os leitores que estão buscando um primeiro contato com a exegese, bem como os acadêmicos que já têm conhecimento sobre esse tema. Elas servirão como modelo para que o leitor desta obra elabore as suas próprias exegeses dos textos do Antigo e do Novo Testamento, se assim o desejar.

O livro, possui além dos agradecimentos, prefácio e introdução, cinco capítulos, distribuídos em duas partes com o seguinte título: Parte 1 - O exemplo de fé de Abraão e a releitura paulina de sua justificação em romanos 4 e Parte 2 - Exegese de Gênesis 15.6 e Romanos 4. Devido a sua qualificada formação acadêmica, a sua experiência no magistério teológico, a sua aplicação no estudo da exegese e a sua vivência ministerial, o autor está credenciado a tratar desse gênero literário, o que o faz de uma forma coerente, precisa e inteligente, levando o leitor a compreender de uma forma mais clara que o exemplo de Abraão demonstra que a justificação é pela fé, mediante a graça de Deus, para todas as pessoas, somente através de Jesus Cristo.
__________________
NEVES, Natalino. A justificação pela fé: nas perspectivas abraâmicas e paulina. Rio de Janeiro, RJ: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2019.

Nenhum comentário: