terça-feira, 28 de janeiro de 2020

O SOL É PARA TODOS [Resenha]


Antes de tudo, é importante ressaltar que Harper Lee é autora de dois livros, “O Sol é para todos” e “Vá, coloque um vigia”. Mas, foi com o primeiro livro, lançado em 1960, uma obra que foi instantaneamente aclamada pela crítica e conquistou um lugar cativo em listas de melhores obras do mundo tornando-se um clássico imediato, que valeu ao autor o Prêmio Pulitzer de literatura em 1961.

O tema central da obra é o racismo e a injustiça social. A narradora da história é a filha do advogado, uma criança de menos de 10 anos que percebe o contraste social e o preconceito do Sul dos EUA.

O livro é dividido em duas partes. Durante a primeira, a cidade e a sociedade de Maycomb nos é apresentada à medida que Scout Finch vai revivendo suas memórias da época. No fim, um panorama da sociedade é formado, para que possamos entender a importância dos acontecimentos subsequentes.

A segunda parte da obra é centrada em um evento de suma importância naquela cidade. Atticus Finch é nomeado como advogado de defesa de Tom Robinson, um negro acusado de ter estuprado Mayela Ewell, uma branca. A partir daí, tudo muda na vida das personagens do livro. Fica marcante a forma como o preconceito racial estava intrinsecamente enraizado na sociedade americana da época, pois até mesmo as jovens crianças sofrem as repercussões do fato de o pai estar defendendo um negro num caso contra um branco, seja na escola através de outras crianças, ou através dos adultos. O julgamento é, talvez, a parte mais intensa do ponto de vista emocional de toda a obra, onde as crianças são apresentadas, podemos assim dizer, à crueldade da sociedade. As repercussões do julgamento ainda são seguidas de muita tensão, com um clímax final surpreendente.

Esta história emocionante e comovente, aborda temas como a infância, puberdade, injustiça social, direitos humanos, liberdade, racismo, preconceito, transformações, família. No final, nos deixa uma mensagem de esperança, mostrando que o ser humano ainda pode mudar para melhor a sociedade onde vive.
______________
LEE, Harper. O Sol é para todos. Rio de Janeiro, RJ: 29ª Edição, 2019.

Nenhum comentário: