quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

DELEITANDO-SE NA TRINDADE [Resenha]


O livro tem três questões interessante: Por que Deus ama? PORQUE DEUS É UMA TRINDADE. Porque podemos ser salvos? PORQUE DEUS É UMA TRINDADE. Como somos capazes de viver a vida cristã? POR MEIO DA TRINDADE.

A partir destas questões, o autor nos chama atenção afirmando que este livro versa apenas sobre o crescimento no prazer em Deus e na observação de como o ser triúno de Deus torna belos todos os seus caminhos. É a chance de provar e ver como o Senhor é bom, de ter o coração cativado e ser revigorado. Afinal, apenas quando são entendidas as implicações de Deus ser uma Trindade é possível sentir de fato a beleza, a amabilidade arrebatadora de corações e a bondade transbordante de Deus. Se a Trindade fosse uma característica divina que pudéssemos eliminar, nós não o estaríamos livrando de um peso incômodo; na verdade, arrancaríamos algo tão encantador a respeito dele. Pelo fato de Deus ser triúno, seu caráter trino o torna tão bom e desejável.

Sobre o que diz os eruditos acerca deste livro anotamos o seguinte:

(1) Michael Reeves desvenda o significado da Trindade para a vida cristã com seu estilo direto e coloquial aprimorado por vários anos de ministração aos estudantes. Entretanto, não deixe que o estilo o engane. Há substância aqui que ultrapassa a de muitos livros de nível mais alto. Leia o livro. Procure as passagens bíblicas citadas. Que o Espírito o use para ajudar você a enxergar as Escrituras —e acima de tudo, a perceber Deus, a Trindade de uma nova maneira. É impossível recomendar esta obra com mais entusiasmo. (Donald Fairbain)

(2) "Michael Reeves [...] produziu um texto poderoso e conciso sobre a Trindade em Deleitando-se na Trindade, O caráter prático e a fácil compreensão são alguns dos pontos fortes do livro. Um dos aspectos mais empolgantes da obra é a habilidade demonstrada por Reeves de ajudar os leitores a entender o significado de ter comunhão com Deus e entender a doutrina da Trindade como demonstração da 'beleza, da amabilidade arrebatadora de corações e da bondade transbordante de Deus'. (R. Albert Mohler Jr)

(3) Deleitando-se na Trindade, de Michael Reeves, apresentará o Deus triúno como o aspecto mais cativante da fé cristã. Convicto de que a 'triunidade de Deus é o segredo de sua beleza', o autor escreve de todo o coração e com entusiasmo contagioso a respeito da Trindade. Deleitando-se na Trindade é mais estimulante, digno de menção e atraente do que a expectativa geral sobre um livro teológico. Página após página, Reeves descobre novas maneiras de falar, apresentar conexões surpreendentes e fazer-nos recordar que o Deus do evangelho é boas-novas em três pessoas. (Fred Sanders)

O livro além da introdução e conclusão, possui cinco capítulos, onde em cada um deles, o autor percorre a história da igreja do começo ao presente, fazendo referência a uma vasta gama de mestres e pregadores notáveis. Apresenta um retrato rico e agradável das crenças básicas do cristianismo que desvela verdades profundas e transformadoras da nossa fé.
________________
REEVES, Michael. Deleitando-se na trindade: uma introdução a fé cristã. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2014. 146p.

Nenhum comentário: