segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

CONFLITOS: OPORTUNIDADE OU PERIGO? [Resenha]


O que é um conflito? Um conflito fica caracterizado quando duas partes, ou mais, descobrem que suas posições são incompatíveis e que, se um lado alcançar seu objetivo, bloqueia os objetivos da outra parte. Um conflito é uma disputa que surge sempre que as ações de uma pessoa interferem nos objetivos de outra. Isso implica ainda que, se uma parte alcança seu objetivo, é impossível à outra alcançar o seu.

Onde dois ou três se reúnem, há um conflito em vista. Esta é uma dura realidade que vivenciamos dia a dia em nossos relacionamentos. Conflitos simplesmente acontecem. Eles estão presentes no trabalho, na família e na igreja. Nossa vida é caracterizada por mudanças que, muitas vezes, geram tensões e, assim, surge a necessidade de fazer ajustes. Nós não temos a opção de não lidarmos com conflitos, porque eles existem em todos os nossos relacionamentos. Apesar de muitos duvidarem, lidar com conflitos de forma construtiva é algo que pode ser aprendido.

A qualidade dos nossos relacionamentos é determinada, em grande parte, pela maneira como lidamos com situações de conflito. Por exemplo: como pais, afetamos todas as pessoas da nossa família no presente e também no seu futuro. Isso porque conflitos não resolvidos trazem um tremendo impacto negativo sobre os relacionamentos.

É possível, com a graça e misericórdia de Deus, aprender a lidar com conflitos de maneira construtiva. Existem princípios bíblicos que, se entendidos e praticados, podem transformar seus relacionamentos e fazer de cada um de nós verdadeiros pacificadores.

Portanto, o objetivo deste livro é: (1) apresentar uma perspectiva sobre a dinâmica de conflitos em nossa vida e em nossos relacionamentos; (2) identificar elementos que estão presentes em conflitos; (3) indicar alternativas para lidar com conflitos; e (4) desafiá-lo a viver como um pacificador.

O livro é constituído de 42 capítulos divididos em dez partes, onde o autor faz um tratamento equilibrado da integração de pressupostos bíblicos sobre a origem dos conflitos, e achados psicológicos sobre os pontos fortes e fracos de cada estilo de lidar com os conflitos. O livro deve estar na biblioteca de cada pastor ou líder.
_________________________
JANZEN, Ernst Werner. Conflitos: oportunidade ou perigo? A arte de transformar conflitos em relacionamentos saudáveis. Curitiba, PR: Editora Evangélica Esperança, 2017.

Nenhum comentário: