sábado, 8 de outubro de 2022

CRISTÃO CIDADÃO: CIDADANIA, ESPIRITUALIDADE E O PERIGO DA ALIENAÇÃO [Resenha 092/2022]


Grande parcela da igreja tem se mostrado irrelevante na transformação de realidades cruéis que atingem milhões de pessoas. Em grande parte, isso se deve a um pensamento que faz separação entre a espiritualidade e a cidadania do cristão. O desafio é viver o equilíbrio entre a expectativa da pátria celestial e a ação na realidade em que vivemos — realidade que mescla espiritualidade e cidadania, fé e política, e que, se compreendida na plenitude, nos afasta da alienação religiosa. Este livro busca estimular cada cristão a tornar sua fé cada vez mais relevante na sociedade, com impactos de fato transformadores sobre o mundo ao redor. (Sinopse)

“Marcos Mendes mostra em Cristão cidadão que os cristãos precisam viver sua cidadania terrena de modo digno de sua cidadania celeste. Somos alertados sobre o julgamento de Deus contra as cidades que exultam no pecado, mas também sobre o grande amor e misericórdia de Deus por essas cidades. Em Cristão cidadão, o autor examina com peculiar sensibilidade como a missão cristã atravessa as cidades.” (Davi Lago).

“Cristão cidadão” é um manifesto para o exercício de nossa dupla cidadania. Trata-se de uma denúncia ao cristão que despreza sua cidadania consciente no aqui-e-agora e, assim, nega ser um instrumento da missão do Deus sublime. E anúncio para que o cristão cidadão do reino de Deus proclame esperança, ainda que meio ao caos. (Jorge Henrique Barro).

Este livro nos convida a fazer uma reflexão absolutamente urgente e necessária. A falsa divisão “secular x sagrado”, que permeia o pensamento e comportamento de muitos evangélicos e, consequentemente, de muitas igrejas, é uma tragédia. Essa forma de pensar aliena as pessoas, impedindo-as de viver uma espiritualidade cristã encarnada nas experiências do cotidiano e na luta contra as forças da morte. (Bebeto Araújo).
_______
MENDES, Marcos. Cristão cidadão: cidadania, espiritualidade e o perigo da alienação religiosa. Rio de Janeiro, RJ: GodBooks, 2022. 104p

Disponível em todos os formatos
Editora GodBooks
Amazon

Nenhum comentário: