sexta-feira, 14 de outubro de 2022

EVANGELHO INTEGRAL: HOMENAGEM A RENÉ PADILLA [Resenha 094/2022]


Esta publicação tem o caráter de memória afetiva e não acadêmica. Um reconhecimento muito especial. Estamos, como amigos e famílias, prestando aqui nossa homenagem a uma pessoa ímpar, absolutamente admirável: o teológico equatoriano René Padilla que, a partir da sua vida e reflexão bíblico-teológica, promoveu um deslocamento de centro de gravidade da teologia evangélica para o sul global, em particular para e desde a América Latina.

René Padilla era um teólogo, na expressão plena do termo, que nos fará muita falta, pelo compromisso, generosidade e forma de nos instigar a pensar de maneira contextual o Evangelho Integral do reinando de Deus diante dos problemas do nosso tempo.

Se existe um lugar espiritual-subjetivo que frequentamos com certa regularidade, esse lugar é a recordação. Espaço conjugado com o tempo na promoção de algumas de nossas memórias mais vividas, relacionadas a rostos, cheiros, amizades, lugares e de tudo que nos atravessa. Memórias que exigem reorganização e ressignificação para compartilhá-las nos constantes rabisco, risco e fragmentos que constituem os nossos afetos.

Assim, esse livro se propõe a relatar breves testemunhos de como a vida e obra de René Padilha influenciaram nossas vidas e ministérios, portanto, lembranças e recordações a partir de homens e mulheres que nos permitirão acesso a uma abordagem pessoal e de maneira vivencial, quer dizer, a partir do encontro humano, do contato direto e que desemboca na unidade do comunitário em sua dimensão afetiva, a exemplo da dança pericorética da comunidade trinitária do amor.

A escrita dessas memórias sobre René Padilha resultou em uma mosaico nas diferentes formas que o compõem, por terem se originado das memórias dessa comunidade que ganha materialidade sobre os quais construímos significados eternos. Textos, piadas, citações, afirmações, geografias, roupas, dores, cheiros, alegrias, divergências e teologias surgem dessa experiência, rica em emoções e corações revelados.

A qualidade dessas experiências é o que nos estimulou a registrá-las, pois não somente nos transformaram nessa tentativa de explicitar nossas emoções. São fragmentos de irmãos e irmãs que reunimos como em uma colcha de retalhos, pois como não há linearidade em nossa peregrinação, é somente de recordação em recordação que montamos o mosaico e desfrutamos das luzes de seus belos fragmentos que passam a gerar profundos sentidos espirituais para a vida.

Assim, como organizadores pensamos nas memórias como textos sagrados que reúnem, registram e guiam a nossa espiritualidade, tecidas sempre de forma coletiva e, no caso dessa homenagem, entrelaçadas. Cremos que esse texto de homenagem nos ajudará a enxergar o quanto nossas histórias são forjadas na vida uns dos outros. Logo, ao reunirmos essas muitas vozes, a vida e a obra de Dom René Padilla promovem uma temporalidade alargada para além do espaço tempo teológico, pois a formação de uma nova humanidade em Jesus tem, na vida e nas suas trocas, sua santidade.
______
GONÇALVES, Iago. Evangelho Integral: Homenagem a René Padilla. São Paulo, SP: Editora Recriar, 2022.

Disponível
Editora Recriar

Nenhum comentário: