sábado, 8 de outubro de 2022

A INCRIVEL HISTÓRIA DO VINHO: DA PRÉ-HISTÓRIA AOS NOSSOS DIAS. 10 MIL ANOS DE AVENURAS [Resenha 091/2022]


A INCRIVEL HISTÓRIA DO VINHO: DA PRÉ HISTÓRIA AOS NOSSOS DIAS. 10 MIL ANOS DE HISTÓRIA. [Benoist Simmat & Daniel Casanave].

#Recebidos da @lpm editores

Vamos de Sinopse. Logo teremos a Resenha.

Do surgimento na Mesopotâmia à globalização de hoje: a história do vinho pela primeira vez em HQ!
.
A história do vinho é a história da humanidade. Na Antiguidade, o vinho era licoroso, aromatizado, acrescido de mel ou de óleo, e diluído com água antes de ser bebido. A mitologia grega transborda de alusões ao vinho, e, na Bíblia, ao final do dilúvio, Noé planta uma... vinha! A bebida fermentada a partir de uvas civiliza os homens e humaniza os deuses, e sua história corre paralela ao desenvolvimento da humanidade.
.
No final da Antiguidade, o vinho gaulês já era muito exportado. Com a queda do Império Romano, a Igreja e os monastérios passam a perpetuar o savoir-faire da vinicultura; na Idade Média, o vinho enfim começa a se parecer com o que conhecemos hoje. A invenção da garrafa, no século XVII, revoluciona a estocagem, e a enologia se torna uma arte do bem viver. Com as grandes navegações, a bebida de Baco conquistou o Novo Mundo, e, hoje, é produzida em metade dos países do globo.
.
A importância dos terroirs, a magia dos grands crus, os principais avanços tecnológicos, o surgimento dos vinhos biodinâmicos... tudo isso e muito mais está contato nessa história em quadrinhos acessível a todos os bebedores de vinho, tão deliciosa quanto inebriante.
____
SIMMAT, Benoist. A incrível história do vinho: da pré-história aos nossos dias. 10 mil anos de aventuras. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2022. 304p.

Disponível em todos os formatos
Amazon

Nenhum comentário: