sábado, 20 de agosto de 2022

CRÔNICAS CIMÉRIAS: A ESPADA E O BÁRBARO [Resenha 077/2022]


Ciméria é um o país fictício de mesmo nome onde Conan nasceu durante a Idade Hiboriana. Idade está correspondendo a um período histórico também fictício, mas que teria se iniciado após a queda de Atlântida cerca de 12.000 a.C. e se encerrado antes do período neolítico, cerca de 9.500 a.C., com o último cataclismo. Alguns pesquisadores sugerem que o eu lírico, isto é, aquele que narra o poema, seria o próprio Conan, o que é bastante plausível.

Criado por Robert E. Howard na revista Weird Tales em dezembro de 1932, no conto A Fênix na Espada, Conan, o Bárbaro ganhou a sua primeira quadrinização em 1952, no México. Em uma história chamada La Reina de la Costa Negra (adaptação do conto Queen of the Black Coast). Conan nasceu no meio de um campo de batalha na Ciméria. O bárbaro foi um grande aventureiro, além de ladrão, mercenário, pirata e até rei. Sendo um autêntico bárbaro com o seu tamanho colossal e braços parecendo duas bolas de aço, ele possuía uma força extrema, mas mesmo assim demostrava uma alta inteligência em batalha.

Nesta obra magnífica, temos as primeiras aventuras de Conan, na ordem em que foram originalmente lançadas. O escritor Robert E. Howard conta as peripécias de Conan com um incrível domínio da arte narrativa, capaz de deixar o leitor tenso e empolgado enquanto viaja ao lado do bárbaro por reinos estranhos, palácios impressionantes e masmorras aterradoras. Um triunfo da imaginação e um exemplo perfeito do gênero fantástico. Esta edição traz ilustrações exclusivas, uma capa pintada produzida especialmente para o livro e um artigo inédito e ilustrado sobre as passagens de Conan pela literatura e pelas histórias em quadrinhos. As histórias dinâmicas e imaginativas de Howard o transformaram em um favorito dos leitores e Conan se tornou um dos personagens mais famosos do século XX, com adaptações para cinema, TV, quadrinhos, games e muito mais.

Na noite de 11 de junho de 1936, deprimido com a iminente morte de sua mãe e com outros problemas, Robert E. Howard tirou a própria vida com um tiro de revólver contra a cabeça. Apesar da curta carreira, seu legado permanece como um dos mais admiráveis do gênero fantástico.
_______
HOWARD, Robert. E. Crônicas Cimérias: A Espada e o Bárbaro. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2022. 224p.

Disponível em todos os formatos

Nenhum comentário: