Neste livro são enfatizados sete conceitos acerca do ensino, que o autor denominou de "leis" — princípios ou regras, e que eles se resumem basicamente numa ideia: o amor pelo ensino. O autor afirma que essas leis são princípios básicos que se acham intrinsecamente relacionados ao processo de ensino. Se os compreendermos bem e os aplicarmos à nossa prática didática, conseguiremos promover mudanças permanentes na vida dos alunos, sejam eles de que faixa etária forem, seja qual for a matéria que lecionarmos, e seja qual for nosso contexto cultural.
Resumos das leis:
Lei do Professor. Quem para de "crescer" hoje, para de ensinar amanhã.
Lei do Ensino. A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensinamos.
Lei da Atividade. Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.
Lei da Comunicação. Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Lei do Coração. O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.
Lei da Motivação. O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado.
Lei da Preparação. O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem preparados.
O autor conclui: Nosso sucesso na tarefa de ensinar não depende de nosso domínio dessas leis, mas de nós mesmos, como pessoas, e principalmente da liberdade que dermos ao poder de Deus para que ele atue em nós. O segredo de tudo não é o que fazemos para Deus, mas o que permitimos que ele faça por nosso intermédio. Deus quer usar-nos como elementos catalisadores, e à medida que formos permitindo que ele transforme e renove nosso entendimento, estaremos nos preparando para essa função.
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HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Curitiba, PR: Editora Betania, 2022. 128p.
Disponível na Editora Betânia e Amazon
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