terça-feira, 16 de agosto de 2022

ENSINANDO PARA TRANSFORMAR VIDAS [Resenha 074/2022]


O Dr. Hendricks não apenas é um dos principais nomes da moderna educação cristã, mas também um dinâmico e eficiente professor de disciplinas bíblicas, cujo ministério tem transformado muitas vidas. O autor narra como sua vida foi impactada por professor de escola dominical sem muito preparo formal mas que influenciou a vida de muitos adolescentes firmando-os na fé e impulsionando os ao ministério cristão – 11 entre 13 meninos! Não foram suas palavras, mas sua atitude integra e a vivência de amor prático que impactaram as vidas desses garotos. Também cita exemplo de professora idosa, cujos sensíveis frutos se fizeram abundantes nas vidas influenciados por ela muito, mas do que métodos adequados que usou.

Neste livro são enfatizados sete conceitos acerca do ensino, que o autor denominou de "leis" — princípios ou regras, e que eles se resumem basicamente numa ideia: o amor pelo ensino. O autor afirma que essas leis são princípios básicos que se acham intrinsecamente relacionados ao processo de ensino. Se os compreendermos bem e os aplicarmos à nossa prática didática, conseguiremos promover mudanças permanentes na vida dos alunos, sejam eles de que faixa etária forem, seja qual for a matéria que lecionarmos, e seja qual for nosso contexto cultural.

Resumos das leis:

Lei do Professor. Quem para de "crescer" hoje, para de ensinar amanhã.
Lei do Ensino. A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensinamos.
Lei da Atividade. Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.
Lei da Comunicação. Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Lei do Coração. O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.
Lei da Motivação. O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado.
Lei da Preparação. O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem preparados.

O autor conclui: Nosso sucesso na tarefa de ensinar não depende de nosso domínio dessas leis, mas de nós mesmos, como pessoas, e principalmente da liberdade que dermos ao poder de Deus para que ele atue em nós. O segredo de tudo não é o que fazemos para Deus, mas o que permitimos que ele faça por nosso intermédio. Deus quer usar-nos como elementos catalisadores, e à medida que formos permitindo que ele transforme e renove nosso entendimento, estaremos nos preparando para essa função.
________
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Curitiba, PR: Editora Betania, 2022. 128p.

Disponível na Editora Betânia e Amazon

Nenhum comentário: